Correios abrem plano de demissão para cortar mais de 5 mil vagas

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Os Correios abriram na quinta-feira (23) um novo PDV (programa de demissões voluntárias) para enxugar ainda mais sua folha de pagamento. 
O último plano de incentivo a desligamentos, realizado no primeiro semestre, terminou com adesões inferiores à meta da companhia. O prazo para adeirir ao plano vai até 29 de dezembro, último dia útil do ano.
O objetivo é fechar 5.460 vagas. Se confirmado, isso significará uma economia mensal de R$ 54,5 milhões com pagamento de salários. Os Correios pretendem tirar 2 mil carteiros das ruas.
Com o PDV realizado no primeiro semestre, quando os pedidos de demissão chegaram a 6,26 mil, a empresa já tinha conseguido enxugar em R$ 68,6 milhões os gastos mensais com o efetivo. Apesar do grande número de adesões, o total ficou aquém da meta da estatal, que, em grave crise financeira, pretendia cortar na ocasião 8,2 mil empregados e enxugar a folha em R$ 72,9 milhões por mês. Ao reeditar o programa, os Correios poderão ampliar para 10% o corte de um quadro que, antes dos PDVs, somava aproximadamente 117 mil empregados.
Para atingir um público maior, a empresa retirou a exigência de idade mínima de 55 anos dos últimos PDVs, permitindo agora a adesão a todos os empregados com pelo menos 15 anos de trabalho na companhia de serviços postais. É oferecido como incentivo aos pedidos de demissão uma indenização calculada de acordo com os proventos recebidos nos últimos cinco anos – incluindo não só salários, mas também gratificações e complementos salariais – e o tempo de serviço do funcionário. Um empregado com provento médio de R$ 6 mil e 35 anos de casa receberá, por exemplo, R$ 2 1 mil. O pagamento será feito em 93 parcelas mensais, limitadas a no máximo R$ 9,8 mil.
A ideia inicial da empresa era reabrir o PDV em setembro, mas o plano foi adiado em razão da greve deflagrada pela categoria em todo o País durante a campanha salarial. Ao confirmar em nota a abertura do que chama de novo ciclo do Plano de Desligamento Incentivado (PDI), os Correios atribuem a medida à necessidade de “acertar as contas”.

Campanha CLDF
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