A semana começou com a volta da coleta seletiva nas regiões do Paranoá e Itapoã pela cooperativa Recicla Mais Brasil. Com isso, das 11 instituições que realizam a operação no DF, nove já estão em campo, trabalhando.
Além do Paranoá e Itapoã, o DF já está sendo atendido com a coleta seletiva em Samambaia, Núcleo Bandeirantes, Candangolândia Cruzeiro Velho, Santa Mariae, Riacho Fundo I e II. , Lago Norte, Varjão, São Sebastião e Jardins Mangueiral pela Cooperativa Ecolimpo.
A comissão executora do contrato do SLU com as cooperativas do DF acompanha esse trabalho de retomada e dá o suporte para que os catadores voltem ao trabalho com segurança.
Para o coordenador desse trabalho no SLU, Chico Mendes, o momento de volta da coleta seletiva pode ser uma oportunidade.
“Acho que a população continua separando seus resíduos e, à medida que for voltando a coleta seletiva, também acredito que melhore a conscientização, até mesmo pelo momento que estamos passando, de ficar mais tempo em casa”, diz ele.
Mendes lembra que, com essa pandemia, a separação é uma forma de preservação e menos risco de proliferação do vírus.
No site do SLU o cidadão poderá conferir os dias e horários que o caminhão da coleta passa em sua região. O site é www.slu.df.gov.br.