A exatos 2 meses do rompimento da barragem do córrego da Mina do Feijão, em Brumadinho a prefeitura da cidade mineira Barão de Cocais decretou 1 “feriado de segurança” nesta 2ª feira (25.mar.2019). O objetivo dos líderes municipais é treinar a população com uma simulação de evacuação para caso a barragem do Sul Superior da Mina de Gongo Soco se rompa.
A barragem usa o método de alteamento a montante, mesmo tipo da que se rompeu em Brumadinho em 25 de janeiro.
O decreto foi assinado pelo prefeito, Décio dos Santos. Não haverá aula na rede pública. Também estão cancelados os expedientes nas repartições públicas e do comércio do município, que fica a 100km da capital mineira, Belo Horizonte.
Na página de Facebook da prefeitura, há orientações de onde e como serão feitos os treinamentos de evacuação, bem como os horários dos trabalhos. Na postagem, a instituição frisa a necessidade da participação dos moradores das áreas de risco, que vivem próximos ao leito do rio.
Publicação do Facebook relacionada
Risco máximo de rompimento
A barragem da Vale da cidade de Barão de Cocais entrou no estágio máximo de risco de rompimento na noite de 6ª feira (22.mar). Sirenes foram acionadas no local pela 2ª vez em menos de 1 mês.
Em 8 de fevereiro, a ANM (Agência Nacional de Mineração) determinou a retirada de cerca de 500 pessoas de comunidades do município.
Área inundada
Com o risco iminente, a prefeitura do município simulou no Google Maps as áreas de inundação. A mancha foi feita levando-se em conta 1 momento hipotético de chuvas muito intensas.