Sonho da Regularização Fundiária da Região Rural de São Sebastião e Jardim Botânico Está Se Tornando Realidade

0

Neste sábado, um grande evento aconteceu na Nova Betânia e Aguilhada, marcando um passo importante para a regularização fundiária das áreas rurais de São Sebastião e Jardim Botânico.

Brasília, 10 de março de 2025 – Jornal Mangueiral DF, (Por Joel Matos)

O evento, realizado em parceria com o Governo do Distrito Federal, contou com a apresentação das empresas responsáveis pela marcação e documentação das terras.

As empresas assinariam, nesse dia, as Ordens de Serviço (O.S.) para a contratação dos serviços de georreferenciamento, em colaboração com o Governo do DF. O trabalho será feito com o objetivo de identificar as propriedades rurais que estão dentro dos padrões para regularização, o que inclui diversos critérios a serem seguidos durante a marcação das terras. Para muitos moradores dessas áreas, esse é um sonho que estava sendo aguardado há cerca de 45 anos.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

Em entrevista ao Jornal Mangueiral, o Deputado Rogério Morro da Cruz, conhecido como “Deputado do Povo”, expressou sua satisfação com o avanço dessa conquista, destacando a parceria com o Governo do DF, liderado pelo governador Ibaneis Rocha. O deputado ressaltou que a regularização fundiária é uma das promessas de campanha que está sendo cumprida, após anos de reivindicações e dificuldades enfrentadas pelos moradores que há muito tempo plantam e vivem nas terras, sem a segurança jurídica necessária.

“Este é um momento de grande vitória para a nossa cidade e para os agricultores que merecem todo o apoio e respeito. Eles são os responsáveis por levar o alimento para nossas mesas. Nós precisamos deles mais do que eles precisam de nós”, afirmou o deputado.

Em relação à primeira fase do processo de regularização, conversamos com o Sr. Tulho, representante da empresa E.T.R., que ficará responsável pela entrega dos certificados de regularização para os agricultores da Nova Betânia (Papuda 1) e da Aguilhada (Papuda 2). O projeto abrange cerca de 13 mil hectares de terras rurais em São Sebastião e Jardim Botânico.

O Sr. Osmar, presidente da Associação de Chacareiros da Região Rural da Nova Betânia, também expressou sua felicidade. Ele agradeceu ao Governo do DF e ao deputado Rogério Morro da Cruz pela atenção e pelo empenho em fazer esse sonho se tornar realidade, após mais de 50 anos de espera pelos moradores da região. Ele destacou a importância da regularização fundiária para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores.

O evento contou ainda com a presença de autoridades locais, e o Jornal Mangueiral registrou fotos e vídeos completos do evento, além de entrevistas com os principais envolvidos nesse processo histórico para a comunidade rural da região.