Seminário mostrará relevância dos planos de bacia hidrográfica

0

Será realizado na próxima terça-feira (12), a partir das 8h30, o seminário Subsídios dos Planos de Bacias Hidrográficas ao Planejamento Territorial do Distrito Federal. Marcado para o auditório do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB), o evento apresentará o estado da arte da gestão de recursos hídricos do DF e os instrumentos de planejamento territorial existentes, como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-DF), e oferecerá subsídios para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot).

Promovido pelos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) com apoio da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), da UnB e da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema), o seminário tem como objetivo mostrar a relevância dos planos de bacia hidrográfica, importantes instrumentos da política de recursos hídricos do DF. Essa política preconiza que as bacias devem ser a unidade de planejamento territorial e ter articulação com a política ambiental, com o planejamento local e com o uso do solo e demais recursos naturais.

Segundo a coordenadora de Agência de Bacia Hidrográfica, Alba Ramos, o seminário atende à demanda dos CBH quanto à integração dos diferentes planos temáticos que devem observar a sustentabilidade dos recursos hídricos.

O seminário debaterá temas relevantes para os Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas distritais. Entre eles: situação hídrica no DF, mudanças climáticas, recarga de aquíferos, drenagem urbana, manejo de águas pluviais e planejamento urbano para cidades sustentáveis.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

Comitês

Também conhecidos como “parlamentos das águas”, os Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos colegiados deliberativos integrantes do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Entre suas competências, o CBH arbitra conflitos pelo uso da água. No DF há três CBH: Afluentes do Rio Paranaíba, Afluentes do Rio Preto e Afluentes do Rio Maranhão.

O Distrito Federal está situado em áreas de nascentes, com rios de pequenas vazões que drenam para as três principais bacias brasileiras: Paraná, Tocantins-Araguaia e São Francisco. Tal característica compõe fator relevante para o planejamento de ocupação do limitado território do DF, que hoje já possui cerca de três milhões de habitantes e ainda é importante polo de atração migratória no país.

Com informações da Adasa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui