presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou oficialmente, nesta segunda-feira (31), ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que vai recorrer em segunda instância
O petista foi considerado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por causa do triplex do Guarujá (SP), no âmbito da Operação Lava Jato.
O recurso dos advogados de Lula será apresentado ao TRF-4 (Tribunal Regional Federal). Por isso, os defensores do ex-presidente solicitaram a Moro “a remessa dos autos ao E. Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com posterior intimação para apresentação das razões”.
No dia 12 de julho, Moro condenou o ex-presidente por entender que a empreiteira OAS financiou a obra no apartamento do litoral paulista em troca de privilégios no fechamento de contratos com a Petrobras, o que configurou propina.
Na decisão, o juiz federal decidiu que Lula não iria para a cadeia, “considerando que a prisão cautelar de um ex-Presidente da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação”. Assim, o ex-presidente poderia apresentar a sua apelação em liberdade.