Oficinas unem percussão e empoderamento feminino

0

O Batuqueiras ComVida vai promover, gratuitamente, rodas de arte e autoconhecimento neste mês

Brasília dia 03 maio 2023 Jornal Mangueiral DF.

Musicalização, expressão corporal, poesia e meditação. Durante todos os sábados de maio, o grupo de percussão feminino Batuqueiras vai promover rodas de arte e autoconhecimento em Taguatinga. É o projeto Batuqueiras ComVida, que oferece oficinas voltadas para mulheres cis e trans a partir dos 12 anos. Quem quiser participar de um ou mais encontros pode se inscrever gratuitamente, até sexta-feira (5). As vagas são limitadas.

Em sua segunda edição, o projeto integra música e arteterapia, percorrendo o maracatu, o coco e a ciranda. “Até pouco tempo atrás, esses ritmos tinham uma forte predominância masculina”, conta a terapeuta Tay Estrela, artista integrante do Batuqueiras. “Nosso objetivo é trazer as mulheres para esse lugar de empoderamento por meio da percussão, para que possam encontrar seu próprio poder, sua própria beleza por meio da música”.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

Os encontros serão na Casa Kaluanã, espaço localizado no Mercado Sul. Para se inscrever, basta preencher este formulário, disponível no perfil de Instagram do grupo. “Não é preciso ter qualquer conhecimento prévio de musicalidade, basta ter vontade de conhecer esse universo mágico na percussão”, garante Tay. Todas as oficinas terão interpretação em Libras.

A primeira edição do Batuqueiras ComVida foi realizada em 2016. “Naquela época, não tínhamos a ajuda do FAC [Fundo de Apoio à Cultura] e não pudemos oferecer uma estrutura melhor”, comenta Tay. “Desta vez, recebemos R$ 60 mil em recursos, e conseguimos até montar um espaço para receber crianças entre 3 e 11 anos de idade, filhos de participantes que não contam com uma rede de apoio”.

Todas as oficinas do projeto terão a participação de sete artistas convidadas. Confira abaixo a programação dos encontros.

Batuqueiras ComVida

Sábado (6) – 1º encontro

→ 14h às 16h – Oficina vivencial Expressão Básica, com Shaira

→ 16h às 18h – Oficina vivencial Expressão Criativa, com Luciana Meireles

Dia 13 – 2º encontro

→ 14h às 16h: Oficina vivencial Expressão Solar, com Lília Diniz

→ 16h às 18h: Oficina vivencial Expressão Viva, com Thabata Lorena

Dia 20 – 3º encontro

→ 14h às 16h – Oficina vivencial Expressão Vocal, com Maísa Arantes

→ 16h às 18h – Oficina vivencial Expressão Plena, com Mariana Vasconcelos

Dia 27 – 4º encontro

→ 15h às 17h – Oficina vivencial Expressão Total, com Martinha do Coco.