Estudantes do ensino médio do Centro
Educacional 05 de Taguatinga tiveram uma aula bem diferente nesta
quarta-feira (09). Eles participaram do projeto Doador do Futuro,
desenvolvido pela Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Na sede do
Hemocentro, na Asa Norte, puderam conhecer toda a estrutura e tecnologia
que o local possui para receber e tratar o sangue doado em um tour
interativo, acompanhados pela assistente social do Núcleo de Captação e
Orientação de Doares, Carla Prado.
Ela mostrou aos alunos como são realizados todos os procedimentos
para a doação, desde a pré-triagem até o momento da coleta do sangue.
Também explicou que o sangue, já nas bolsas coletoras, passa por um
processo de separação, em que são isoladas as plaquetas, o plasma e as
hemácias, que podem servir para tipos diferentes de transfusão.
“Estamos estimulando a cultura da doação de
sangue desde a juventude. Nosso foco maior são os jovens que já estão
em idade de doação para, justamente, mesclar o estímulo da vida
saudável, composta por uma boa alimentação, evitando o uso de drogas e a
multiplicidade de parceiros sexuais, com a oportunidade de salvar
vidas, que é o ato solidário da doação”, disse.
Depois, os estudantes também puderam doar sangue. Desde 2016, uma
portaria do Ministério da Saúde passou a permitir que jovens de 16 e 17
anos também fossem doadores. Por isso, os alunos do CED 05 de Taguatinga
já foram ao Hemocentro preparados. Com a autorização dos responsáveis,
passaram por todas as etapas até chegar ao grande momento: fazer uma boa
ação doando sangue e ajudando o próximo.
Esta foi a segunda vez que Ana Carolina da Cruz Teixeira, do 2º ano,
doou sangue. “É bem tranquilo, não dói nada e a gente ainda pode ajudar
outras pessoas que estão precisando”, conta.
Além de fazer uma boa ação, os estudantes
também tiveram uma aula prática de biologia. Foi uma aula fora das salas
convencionais em que eles puderam visualizar os componentes do sangue,
aprender sobre o fato RH, que pode ser negativo ou positivo, e sobre os
grupos sanguíneos (A, B, O e AB).
Hemocentro ajuda os alunos a fixarem o conteúdo e a entenderem a
importância de se doar sangue. “Nesta fase, os estudantes do 2º ano, por
exemplo, estão começando a aprender sobre grupos sanguíneos e sobre
genética. Assim, eles podem ver tudo isso bem de perto e ao vivo,