Estudantes da Escola Sesi Senai de Educação Básica articulada com
Educação Profissional (EBEP) representarão o Ceará na Olimpíada do
Conhecimento (OC), que acontece de 5 a 8 de julho, em Brasília. A
Olimpíada, realizada a cada dois anos, tem uma grande novidade nesta 10ª
edição: por meio da demonstração de uma cidade inteligente e da escola
do futuro, em um espaço de 25 mil metros quadrados, a OC 2018 vai
mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros
urbanos e revolucionar a educação.
Educação Profissional (EBEP) representarão o Ceará na Olimpíada do
Conhecimento (OC), que acontece de 5 a 8 de julho, em Brasília. A
Olimpíada, realizada a cada dois anos, tem uma grande novidade nesta 10ª
edição: por meio da demonstração de uma cidade inteligente e da escola
do futuro, em um espaço de 25 mil metros quadrados, a OC 2018 vai
mostrar inovações que prometem melhorar a qualidade de vida nos centros
urbanos e revolucionar a educação.
Divididos em
três equipes, os 11 alunos participarão do Desafio de Robótica e da
Mostra de Ciências e Engenharia, duas atividades que ocorrem dentro da
programação, no ambiente Escola do Futuro, voltado para apresentar
tecnologias e metodologias educacionais de vanguarda.
três equipes, os 11 alunos participarão do Desafio de Robótica e da
Mostra de Ciências e Engenharia, duas atividades que ocorrem dentro da
programação, no ambiente Escola do Futuro, voltado para apresentar
tecnologias e metodologias educacionais de vanguarda.
A
quarta revolução industrial deve levar a uma transformação do mercado
de trabalho, com uma mudança profunda nos perfis profissionais e o
surgimento de novos negócios. Essa realidade tem provocado mudanças
profundas nas escolas, uma vez que a educação é o caminho para quem
deseja dominar as tecnologias da chamada indústria 4.0.
quarta revolução industrial deve levar a uma transformação do mercado
de trabalho, com uma mudança profunda nos perfis profissionais e o
surgimento de novos negócios. Essa realidade tem provocado mudanças
profundas nas escolas, uma vez que a educação é o caminho para quem
deseja dominar as tecnologias da chamada indústria 4.0.
Desafio de Robótica
No
Desafio de Robótica na Indústria, evento demonstrativo organizado pelo
Sesi, 48 equipes de estudantes de 14 a 17 anos do Sesi e do Senai
desenvolverão robôs para executar missões de forma autônoma em uma arena
compartilhada simulando processos de oito segmentos industriais:
mineração, panificação, frigorífico, construção civil, máquinas e
equipamentos, celulose e papel, veículos automotores e têxtil.
Desafio de Robótica na Indústria, evento demonstrativo organizado pelo
Sesi, 48 equipes de estudantes de 14 a 17 anos do Sesi e do Senai
desenvolverão robôs para executar missões de forma autônoma em uma arena
compartilhada simulando processos de oito segmentos industriais:
mineração, panificação, frigorífico, construção civil, máquinas e
equipamentos, celulose e papel, veículos automotores e têxtil.
Os estudantes terão de lidar com situações-problema que fazem parte do
cotidiano das empresas tais como gestão de estoques, controle de
produção, economia de materiais e inovação tecnológica.
O
Ceará será representado pela equipe The Gears, composta por cinco
integrantes, estudantes do 2ª ano do Ensino Médio da Escola Sesi Senai
EBEP: Davi Silva, Frank Briglia, Lara Cristine Ribeiro, Luca Menezes e
Marcos Eduardo Gomes. Desde já, os alunos estão treinando com afinco
para ter um bom desempenho na Olimpíada, conciliando a rotina escolar
com a preparação para o evento.
Ceará será representado pela equipe The Gears, composta por cinco
integrantes, estudantes do 2ª ano do Ensino Médio da Escola Sesi Senai
EBEP: Davi Silva, Frank Briglia, Lara Cristine Ribeiro, Luca Menezes e
Marcos Eduardo Gomes. Desde já, os alunos estão treinando com afinco
para ter um bom desempenho na Olimpíada, conciliando a rotina escolar
com a preparação para o evento.
Para Davi
Rabelo, integrante da equipe, essa é uma oportunidade diferente. “A
escola proporciona essa maneira dos alunos estudarem e ao mesmo tempo se
divertirem, por meio da robótica, que envolve a matemática, a física e
demais conteúdos. Participar de um evento nacional mostrando isso é algo
que nos empolga”.
Rabelo, integrante da equipe, essa é uma oportunidade diferente. “A
escola proporciona essa maneira dos alunos estudarem e ao mesmo tempo se
divertirem, por meio da robótica, que envolve a matemática, a física e
demais conteúdos. Participar de um evento nacional mostrando isso é algo
que nos empolga”.
Mostra de Ciências e Engenharia
Na
Mostra de Ciências e Engenharia, 48 equipes de estudantes da Educação
Básica Articulada com a Educação Profissional (EBEP) do Sesi e do Senai
apresentarão projetos de inovação científica e tecnológica para
solucionar problemas reais.
Mostra de Ciências e Engenharia, 48 equipes de estudantes da Educação
Básica Articulada com a Educação Profissional (EBEP) do Sesi e do Senai
apresentarão projetos de inovação científica e tecnológica para
solucionar problemas reais.
Os projetos serão
avaliados por uma equipe de especialistas da Universidade de São Paulo
(USP) e os estudantes receberão orientações técnicas para melhoria dos
processos, fortalecendo a cultura cientifica da inovação e do
empreendedorismo.
avaliados por uma equipe de especialistas da Universidade de São Paulo
(USP) e os estudantes receberão orientações técnicas para melhoria dos
processos, fortalecendo a cultura cientifica da inovação e do
empreendedorismo.
Duas equipes cearenses
participarão da Mostra, com os projetos “Sapato sensor: a independência
dos deficientes visuais” e “Trufas futricítricas: uma receita para um
organismo carente de vitamina C”.
participarão da Mostra, com os projetos “Sapato sensor: a independência
dos deficientes visuais” e “Trufas futricítricas: uma receita para um
organismo carente de vitamina C”.
O primeiro
consiste em um sapato bordado com um sensor para auxiliar na locomoção
de pessoas com deficiência visual. Para a construção do projeto serão
utilizados os seguintes materiais: sapato comum, um sensor utilizado em
veículos de marcha ré (este poderá ser o substituto do sensor
ultrassônico) um sensor de vibração e uma pulseira (opcional).
consiste em um sapato bordado com um sensor para auxiliar na locomoção
de pessoas com deficiência visual. Para a construção do projeto serão
utilizados os seguintes materiais: sapato comum, um sensor utilizado em
veículos de marcha ré (este poderá ser o substituto do sensor
ultrassônico) um sensor de vibração e uma pulseira (opcional).
Já
o segundo consiste na produção de trufas de chocolate com recheio de
sabores variados baseados no sabor da gominha de vitamina C: redoxitos.
Com isto, os estudantes esperam apresentar um novo caminho para ingerir
os nutrientes necessários de uma maneira mais saborosa.
o segundo consiste na produção de trufas de chocolate com recheio de
sabores variados baseados no sabor da gominha de vitamina C: redoxitos.
Com isto, os estudantes esperam apresentar um novo caminho para ingerir
os nutrientes necessários de uma maneira mais saborosa.
Saiba mais
Promovida
pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço
Social da Indústria (Sesi), a OC2018 deve atrair cerca de 40 mil
pessoas entre representantes de empresas, do governo e estudantes. A
entrada é gratuita.
pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço
Social da Indústria (Sesi), a OC2018 deve atrair cerca de 40 mil
pessoas entre representantes de empresas, do governo e estudantes. A
entrada é gratuita.
De acordo com o
diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, que também é
diretor-superintendente do Sesi, o intuito da Olimpíada é mostrar a
necessidade de a indústria inovar constantemente para melhorar a
qualidade de vida da população, ser mais eficiente no uso de recursos
naturais e gerar melhores empregos e renda.
diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, que também é
diretor-superintendente do Sesi, o intuito da Olimpíada é mostrar a
necessidade de a indústria inovar constantemente para melhorar a
qualidade de vida da população, ser mais eficiente no uso de recursos
naturais e gerar melhores empregos e renda.
“No
domínio das tecnologias 4.0, a educação assume papel central”, destaca.
“Por isso, no evento, serão apresentadas ainda inovações usadas em salas
de aula do Sesi e Senai para formar o profissional do futuro e
prepara-lo para lidar com um mundo dinâmico de constantes e rápidas
transformações”, afirma ele.
domínio das tecnologias 4.0, a educação assume papel central”, destaca.
“Por isso, no evento, serão apresentadas ainda inovações usadas em salas
de aula do Sesi e Senai para formar o profissional do futuro e
prepara-lo para lidar com um mundo dinâmico de constantes e rápidas
transformações”, afirma ele.