Educação para mobilidade e trânsito

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Um dia de vivências e atividades lúdicas sobre como respeitar o ir e
vir de todas as pessoas no espaço público. Foi assim o I Circuito de
Experiências em Mobilidade e Trânsito do curso de formação de
professores do Programa Detran nas Escolas, que é uma parceria entre a
Secretaria de Educação e o Detran-DF.




O evento foi realizado na EAPE, nesta quinta (21) e reuniu a equipe
de educação de trânsito do Detran-DF junto com professores, gestores,
coordenadores pedagógicos e estudantes das escolas públicas. Eles
participaram de uma palestra sobre a importância da temática mobilidade e
trânsito na Educação Básica e vivenciaram experiências com jogos
pedagógicos relacionadas ao dia-a-dia no trânsito. “O objetivo é não só
passar aqueles conhecimentos que a gente já tem trabalhado com os
professores, mas também os professores vivenciem esse momento de
aprendizagem, de convivência no trânsito, refletir sobre um trânsito
mais seguro e os impactos que isso tem na vida dos alunos dele”, afirma o
gerente da Escola Pública de Trânsito, Roque Mengle Vasco Santana.




O programa visa promover a educação para o trânsito nas escolas da
rede pública do Distrito Federal por meio do desenvolvimento de ações
pedagógicas voltadas para uma perspectiva de mobilidade urbana. Podem
participar os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos
Iniciais e Finais) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a
assessora especial da Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), Marília
Magalhães Teixeira, “essa formação é muito importante para a segurança
das nossas próprias crianças tendo em vista o número de acidentes que
existe.”




A formação apresentou aos professores possibilidades de abordar os
conteúdos sobre o trânsito, conceitos de cidadania e convivência de
maneira agradável utilizando jogos e tecnologias. A professora da
Educação Infantil Ângela Maria dos Santos aplicou as experiências com os
estudantes e disse que eles gostaram muito dos jogos que, além de
ensinar as regras de trânsito, estimularam a coordenação motora. “Você
brinca e educa ao mesmo tempo.”


A professora Carolina Vaz também gostou das atividades. Ela realizou
passeios pela vizinhança da escola para que as crianças pudessem
vivenciar na prática as noções de semáforo, faixa de pedestres, como
atravessar a rua. “As crianças adoraram fazer as atividades. Tem
retorno. Elas chegam em casa, falam com os pais e voltam com a resposta
pra gente. Vale muito a pena trabalhar assim”, afirma.


Mobilidade e segurança


A importância de se educar desde a infância se fundamenta em garantir
a segurança e a mobilidade. As estatísticas sobre mortes de crianças no
trânsito são alarmantes: de acordo com pesquisa divulgada em maio de
2018 pela Organização Não Governamental (ONG) Criança Segura, com base
em números informados pelo Ministério da Saúde, o trânsito é a principal
causa de morte acidental entre crianças de zero a 14 anos no Brasil.
Para o diretor de Educação do Trânsito do Detran-DF, Álvaro Sebastião
Teixeira Ribeiro, a educação precisa começar pelas crianças. “As mortes
no trânsito ocorrem por falta de educação para o trânsito, por falta de
respeito. Então as pessoas não respeitam esse espaço como um espaço
público comum e acabam abusando do seu uso.”




O gerente da Escola Pública de Trânsito, Roque Santana, também
acredita que a parceria entre a educação e o Detran é caminho para
diminuir as mortes. “O trabalho integrado da educação de trânsito, da
engenharia e da fiscalização e somado ao trabalho fundamental que é o
trabalho do professor, isso tem uma expectativa de ser um grande caso de
sucesso no Brasil”, explica.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

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