Candidatos surdos a concursos públicos terão provas em Libras no DF

0

Eles poderão ser acompanhados por profissionais de Libras

Brasília dia 05 dezembro 2022 Jornal Mangueiral DF.

Uma mudança na legislação vai beneficiar deficientes auditivos que fazem concurso público no Distrito Federal. A partir de agora, os candidatos surdos têm direito a fazer concursos públicos na capital acompanhados por profissional habilitado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e por meio de vídeo prova.

Para atender a mudança na lei, o Governo do Distrito Federal terá de gravar a prova inteira em Libras. Tanto o cabeçalho das questões, quanto as alternativas. A alteração foi aprovada pela Câmara Legislativa em outubro último e foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

Concurso suspenso

A alteração na lei acontece após decisão da 8ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal que suspendeu, no dia 14 de novembro, o concurso público da Secretaria de Educação do DF. A medida em caráter limitar está em vigor até que as provas objetiva e subjetiva sejam reaplicadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos candidatos surdos. As provas foram aplicadas em 9 de outubro passado.

Ao entrar com o pedido, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) cobrou o uso de tecnologia assistiva, ou seja, com ferramentas de acessibilidade adequadas, como a gravação das questões em vídeo por intérprete de Libras.

SABIA QUE VOCÊ PODE SE MANTER INFORMADO E RECEBER ATUALIZAÇÕES EM TEMPO REAL SOBRE AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO? ESTA INFORMAÇÃO, ASSIM COMO TODOS CONTEÚDOS QUE SÃO PUBLICADOS PRIMEIRO NA NOSSA PÁGINA DE NOTÍCIAS DO JORNAL MANGUEIRAL DF, FALE COM O NOSSO PESSOAL HOJE MESMO! WHATSAPP E SÓ APERTAR NO NÚMERO QUE VOCÊ JÁ COMEÇA A FALAR +55 61 99622-1999.