Ela vai apresentar a palestra “Representações Femininas no Cinema: Avanços e Desafios”, nesta quinta-feira (04/11),
Brasília dia 05 de setembro 2025 Jornal Mangueiral ( Joel Matos)
Trazendo um panorama crítico sobre como os corpos e as histórias femininas têm sido retratados nas telas ao longo dos anos.
Nine Ribeiro Salvador traz para o debate a (r)evolução da mulher no cinema, em palestra no Supercine Feminista
Terceiro encontro do projeto propõe reflexão sobre representações femininas no cinema

Fotos e release para download: https://drive.google.com/drive/folders/1TveMNaqzn4FeuyxJpUHeZDXyTPVx_zfA?usp=sharing
Quem controla a câmera, controla a narrativa. E, por mais de um século, a visão predominante no cinema foi a masculina e branca, restringindo as personagens femininas a arquétipos limitados. Mas o cinema está passando por uma revolução narrativa e o motor dessa mudança são as mulheres, especialmente as mulheres negras. Para debater os avanços e desafios ainda presentes, o projeto Supercine Feminista promove, nesta quinta-feira (04/11), palestra com a premiada artista Nine Ribeiro Salvador.
O evento ocorre na Casa Luar, a partir das 19h, e é o terceiro encontro da iniciativa, que pretende estimular o pensamento crítico, ampliar o acesso à cultura e fortalecer a presença feminina no setor audiovisual. Durante a palestra, a premiada roteirista, dramaturga e diretora Nine Ribeiro $alvador vai traçar panorama crítico sobre como os corpos e as histórias femininas têm sido retratados nas telas ao longo dos anos. O debate irá explorar desde os estereótipos consolidados pelo cinema clássico até as rupturas e conquistas recentes promovidas por novas vozes por trás das câmeras.
Sobre o projeto
Idealizado pelo Movimento Cultural Supernova e realizado pela proponente Roberta Santos, o Supercine Feminista conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Os encontros ocorrem sempre às quintas-feiras, na Casa Luar. A programação teve início em 21 de agosto, com a oficina “Cartografia Poética do Cinema Brasiliense”, ministrada pela pesquisadora Pamela Arteaga. O segundo encontro contou com a participação de Jaqueline Coelho, que trouxe uma reflexão sobre o passado e presente da representação da mulher na sétima arte.
No dia 11 de novembro, a co-fundadora da Casa LUAR e professora do Instituto Federal de Brasília, Letícia Érica Ribeiro, traz para o debate o tema “Cinema e Literatura Feminista”. Já no dia 18 de setembro, o público poderá colocar em prática as reflexões promovidas ao longo do projeto, durante a Oficina de Iniciação Audiovisual, ministrada pela cineasta Cris de Souza, CEO da Dona Filmes.
Sobre a convidada
Formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), Nine Ribeiro Salvador é uma artista negra e agênero, que transita entre o teatro, o cinema e os processos educativos. Sua pesquisa artística é centrada na criação e no fomento de narrativas negras, afrodiaspóricas e na acessibilidade cultural. No currículo, coleciona importantes prêmios, incluindo o “Novos Roteiros Originais 2020”, o “Prêmio SESC do Teatro Candango 2016” e, mais recentemente, o SESC + Cultura 2024. Também é autora de dramaturgias aclamadas como Entre Quartos e Criadas para Liberdade. Na direção, coescreveu e dirigiu o espetáculo Alguém vai morrer! (2023) da Cia. Piores do Mundo e é roteirista da série de podcasts Conecta (2024) do Grupo Tripé.
SERVIÇO:
Supercine Feminista – Palestra “Representações Femininas no Cinema: Avanços e Desafios”, com Nine Ribeiro Salvador
Quando: 04/09. Quinta-feira, às 19h
Onde: Casa LUAR – Quadra 301, conjunto 9, casa 10 – São Sebastião/ DF
Informações: @movimentosupernova
Classificação: Livre
Entrada: GRATUITA (Sujeita à lotação do espaço)

