DER e Semob irão ouvir os moradores para adaptar a iniciativa às demandas da população da região
Brasília dia 22 de setembro 2025 Jornal Mangueiral (Joel Matos)
A faixa exclusiva para ônibus do transporte público coletivo, entre São Sebastião Mangueiral e Jardim Botânico, será suspensa a partir desta segunda-feira (22). A determinação conjunta da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) é para que a faixa seja suspensa de imediato.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a medida será suspensa até que sejam aprofundados os estudos sobre como a faixa contribui para a melhoria do transporte coletivo na região.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a medida será suspensa até que sejam aprofundados os estudos
“Desde a implantação da faixa, nós temos avaliado os resultados tanto para o transporte coletivo quanto para o trânsito na região que piorou muito depois da faixa, e detectamos que os ganhos para os ônibus não se mostraram tão significativos em contrapartida ao desempenho do trânsito. Os dados colhidos até agora são importantes para aprofundarmos os estudos sobre as intervenções que podemos adotar para melhorar o transporte coletivo sem causar transtornos ao trânsito no local”, disse o secretário.
O corredor exclusivo foi implantado na última quinta-feira (18), por determinação da Semob. Somente no sentido de saída de São Sebastião, a faixa passava por toda a extensão do Jardins Mangueiral e Jardim Botânico, com início no cruzamento da DF-463 com a Rua da Quadra 2, Conjunto 11, de São Sebastião, indo até a DF-001, na rotatória que dá acesso à Estrada Parque Cabeça de Veado (EPCV), próxima à sede da antiga Esaf.
Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)








