A defesa do meio ambiente que envolve a proteção da natureza, e a responsabilização de quem causa danos ambiental ao Córrego Mato Grande no Jardim Botânico e São Sebastião DF. 

0

A Constituição Federal de 1988 (CF/88) considera o meio ambiente um direito fundamental de defesa

Brasília dia 21 fevereiro 2025 Jornal Mangueiral DF (Joel Matos)

A educação ambiental incentiva atitudes sustentáveis e a consciência crítica em relação ao meio ambiente 

O Ministério Público Federal (MPF) atua na defesa do meio ambiente, podendo entrar na Justiça ou firmar acordos com os responsáveis do Distrito Federal e do responsável legal da Cidade como administrador o prefeito, que  pode responder por prevaricação.  

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

As Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema) promovem medidas legais contra quem causa danos ao meio ambiente, como grilagem de terra que esta acontecendo no local do Itaipu ao lado do Córrego Mato Grande, que fica na região administrativa do Jardim Botânico em divisa com São Sebastião DF.

O Jornal Mangueiral conversou com os moradores do local, e visitamos uma grande área que deveria ser de preservação ambiental, com potencial para um grande parque público, entre o Jardim Botânico e São Sebastião DF.  O Córrego Mato Grande corta toda a área e promove imagens chocantes de destruição e descaso. São muitas árvores caídas, erosões, construções precárias, lama e muito lixo e entulho. Local sem qualquer iluminação e que não apresenta nenhum sinal de segurança, além de aspectos de total abandono. Vamos sonhar juntos e lutar por um amplo projeto urbanístico entre Jardim Botânico e São Sebastião, com um exuberante parque no meio e a revitalização das duas principais vias da região, Estrada e Avenida do Sol! A nossa luta só está acontecendo, e contamos  com apoio dos moradores e defensores  ambiental do DF.

Os problemas ambientais podem ser ocasionados de várias formas, como pelo crescimento das áreas urbanizadas, pela abertura de novas áreas para o desenvolvimento da atividade agropecuária, pela intensificação da atividade industrial nos centros urbanos e pelo manejo inadequado dos recursos naturais. Eles resultam em conseqüências de médio e longo prazo para os seres humanos e para todas as demais esferas do meio ambiente como enchente, casas e ruas  alagadas como já esta acontecendo em São Sebastião e Jardim Botânico.”

“Preservação do meio ambiente x conservação ambiental já no Córrego Mato Grande “

Os conceitos de preservação e conservação ambiental são muitas vezes utilizados como sinônimos, e, embora ambos versem sobre a proteção em algum grau do meio ambiente, eles são muito diferentes em sua essência.

Como mencionado, a preservação ambiental visa à proteção integral de um ecossistema, vegetação, bioma ou região da influência da ação humana, com o intuito de evitar perdas na biodiversidade. A conservação ambiental, por sua vez, diz respeito ao conjunto de políticas e ações que têm como objetivo a proteção da natureza mediante a utilização e o manejo racional de seus recursos. Esse segundo conceito está diretamente associado, portanto, à noção de sustentabilidade.” (Anexo de foto e vídeo dos moradores)