Os suspeitos do latrocínio – roubo seguido de morte – que vitimou o empresário Paulo Afonso da Silva, de 72 anos, foram detidos no último sábado (24), dois dias após o crime. Nesta segunda-feira (26), a Polícia Civil apresentou Carlos Henrique Farias de Sousa, de 32 anos, e um menor de 15 anos, que foi apreendido e está à disposição da Vara da Infância e Juventude. No dia do crime, foi levado o carro da vítima, um VW Jetta, que foi encontrado queimado, em Águas Lindas, Região Metropolitana do Distrito Federal. O caso ocorreu na Avenida Comercial Norte, em Taguatinga.
De acordo com o delegado-chefe da 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte), Joás Rosa de Souza, após o crime a polícia divulgou imagens do local e no dia seguinte receberam informações sobre o menor envolvido. O adolescente foi levado pela família para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e delatou o companheiro Carlos, que estava cumprindo pena em regime semi-aberto por ter matado a irmã.
Foi Carlos Henrique quem transportou o menor ao local do crime e que emprestou a arma para ele, que atirou no tórax da vítima. Ele será indiciado por crime de latrocínio, além de corrupção de menores, e a expectativa, segundo o delegado, é de pena de 12 a 30 anos de prisão. Já o menor responderá por crime de latrocínio. Ambos já tinham passagem pela polícia. Carlos por homicídio, e o menor por furtos.
Para o delegado Joás, a prisão foi rápida. “Embora agentes da Polícia Civil estivessem em greve, o senso de responsabilidade falou mais alto. Os policiais interromperam o movimento e trabalharam para solucionar esse crime grave, que deixou a sociedade preocupada”, afirma.
Além do trabalho da Polícia Civil, a colaboração da sociedade foi relevante: “a denúncia é muito importante. Houve muita prestatividade em nos passar informações para que chegássemos aos autores e pudéssemos prendê-los”, revela Joás.
Relembre o caso
Na última quinta-feira (22), um empresário de 72 anos foi vítima de um latrocínio na QNE 7, Lote 17, na Comercial Norte, em Taguatinga. Paulo Afonso Silva estava em um VW Jetta e voltava da padaria, quando foi abordado por dois bandidos, por volta das 8h15. Segundo o delegado Joás, o horário do crime assusta: “os bandidos já estão ficando ousados. Não escolhem local mais ermo para praticar os assaltos. Não se importam mais com possível filmagens e testemunhas”, revela.
Segundo ocorrência registrada na 17ª DP, os criminosos chegaram em uma moto. O garupa, menor de idade, desceu do veículo e abordou a vítima. De acordo com testemunhas, a vítima gritou por socorro e então foi baleada no tórax. O motivo do roubo ainda não foi identificado pela polícia.
Paulo Afonso foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e encaminhado ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), em estado gravíssimo. Apesar do esforços, no entanto, o homem não resistiu aos ferimentos. fonte jornal de Brasilia