Projeto leva estudantes de escolas públicas ao cinema

0

Com patrocínio da Oi e apoio do Instituto Oi Futuro, Vamos ao Cinema 2022 promove formação em audiovisual nas unidades públicas de ensino

Brasilia dia 16 maio 2022 Jornal Mangueiral ( Jornalista: Joel Matos)

Ao fim do longa-metragem Medida Provisória, quando o público geralmente sai da sala de cinema, estudantes do CED Darcy Ribeiro (Paranoá), do CED 310 (Santa Maria) e do CEMI do Gama aguardavam, com atenção, os créditos do filme de Lázaro Ramos subirem por completo. A ideia é mostrar, na prática, a equipe e o funcionamento de uma produção cinematográfica. A aula, realizada no Espaço Itaú Cultural, integra as atividades do projeto Vamos ao Cinema, iniciado em março, em escolas públicas do Distrito Federal, Piauí e de São Paulo.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

Na terça-feira (17), é a vez dos jovens atendidos pelo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Ccon) Estrutural e dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do UAMA Guará conhecerem um pouco mais sobre o trabalho envolvido desde a concepção da ideia do roteiro até a distribuição e a divulgação de filmes. A ação faz parte das atividades de cinco oficinas: Produção Audiovisual com Smartphones, Elaboração de Projetos Culturais, Introdução ao Design para Redes Sociais, Introdução ao Jornalismo Cultural, e Introdução à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas

“A vinda ao cinema foi uma experiência muito legal. Ainda mais, um filme do Lázaro Ramos. Todas as referências históricas que ele tem, tudo que ele apresenta e traz para a gente, que é muito bom assistir e dá vontade de chorar, deixa a gente agoniado”, conta a estudante Mayara Benício, do 3º ano do Ensino Médio do CEMI do Gama. Aficionada pela sétima arte, ela diz que pretende seguir carreira no audiovisual e o projeto veio para acrescentar nessa escolha. “A gente está tendo a oportunidade de aprofundar o conhecimento, tendo noção de tudo, em todas as profissões que envolvem um filme.”

NAS ESCOLAS – O trabalho nas unidades de ensino teve início com aulas online, contextualizando sobre a rede produtiva do cinema e sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030. Assim, os estudantes unem o conhecimento da linguagem cinematográfica à prática social consciente, fomentando também a produção audiovisual dentro das escolas.

“Nesse mês de maio, que estamos chamando de mês do roteiro, a gente vai realizar junto com os estudantes esse desenvolvimentos das ideias audiovisuais deles. A gente vai captando, conversando sobre todo esse processo de produção, mas já instigando que eles pensem em uma ideia que possa ser produzida no audiovisual”, explica Rodrigo Huaga, professor da oficina de Produção Audiovisual com Smartphones.

Até o fim do semestre, cada grupo de estudantes produzirá um curta metragem com o celular, que passará por votação popular. Com o conhecimento adquirido nas aulas, eles poderão, ainda, divulgar e inscrever suas produções em festivais no Brasil e mundo afora.

O Vamos ao Cinema 2022 tem patrocínio da Oi, pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do DF, e apoio do Instituto Oi Futuro. Neste primeiro semestre, participam escolas de São Sebastião, Gama, Paranoá e Santa Maria, no Distrito Federal, além de uma escola de Teresina (PI) e em São Bernardo do Campo (SP).

O projeto Vamos ao Cinema 2022 traduz o compromisso da Oi com questões sociais e integra a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia. Com 20 anos de atuação em todas as regiões do Brasil, o Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social e atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, o instituto estimula o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Serviço:Vamos ao Cinema
Quando: 1ª etapa – de março a julho de 2022 | 2ª etapa- segundo semestre
Onde: escolas do Paranoá, São Sebastião, Santa Maria, Gama, Sistema Socioeducativo semiaberto (DF), Teresina (PI) e São Bernardo do Campo (SP)
Oficinas gratuitas
Siga as redes sociais e saiba mais: https://linktr.ee/projetovamosaocinema   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui