O Sistema de Ouvidoria do Distrito Federal (OUV-DF) teve em janeiro deste ano, em comparação ao ano passado, um aumento de 26% nos registros de manifestações. Foram 4.335 manifestações recebidas a mais. Em 2019, o OUV-DF teve 65 mil novos usuários e o total de acessos foi de 2.612.133. Além disso, 91% dos usuários demonstraram satisfação com serviço de ouvidoria.
No retorno do cidadão ao OUV-DF para avaliar se sua demanda foi resolvida, 41% dos usuários ficaram satisfeitos, sendo que em 2018 esse percentual era de 37%. O ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira, diz também estar satisfeito com a avaliação feita pelo cidadão, pois acredita que mostra a credibilidade do serviço de ouvidoria.
“Afinal, 41 % do total de manifestantes disseram que sua demanda foi realmente resolvida. Na pesquisa de satisfação o serviço e o sistema de ouvidoria foram muito bem avaliados pela sociedade do DF, demonstrando que mesmo sem nenhuma ação publicitária a quantidade de acessos no OUV-DF está aumentando consideravelmente. Isso demonstra que os cidadãos do DF acreditam no trabalho desenvolvido pela Rede de Ouvidorias do GDF”, considerou.
Em 2019 ainda houve um aumento de 20% na quantidade de manifestações da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, em relação a 2018. Foram registradas ano passado 230.499 manifestações, entre reclamações, pedidos de informação, denúncias, elogios, sugestões e solicitações. Em 2018 foram 193.094 manifestações.
Os assuntos mais demandados pelos cidadãos ano passado foram passe livre estudantil (10.317), atendimento em unidade de saúde (8.584), tapa buraco (7.366), funcionamento de poste de iluminação (6.741), poda de árvore (6.490). Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal