Cerca de 200 servidores participaram do combate a crimes contra a vida. Também atuaram contra tráfico de drogas e porte ilegal de arma
BRASÍLIA dia 22 fevereiro 2021, jornal mangueiral df.
Integração entre as polícias contribuiu para a redução de crimes / Foto: Divulgação / SSP/DF
Um total de 375 abordagens pessoais foi realizado, no último fim de semana, por mais de 200 servidores das polícias Civil e Militar e outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) em mais uma etapa da Operação Quinto Mandamento — “Não Matarás”, em referência ao princípio bíblico e penal.
Mesmo com foco nos crimes contra a vida, a operação envolveu ainda o combate a roubo de veículos, tráfico de drogas, porte ilegal de armas e teve a fiscalização de carros, autuação de condutores alcoolizados e interdição de estabelecimentos comerciais irregulares.
A Operação Quinto Mandamento foi concentrada em seis regiões administrativas — Estrutural, São Sebastião, Planaltina, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia.
Realizada de sexta-feira (19) a domingo (21), a operação fez as abordagens com consulta de antecedentes e verificação de documentação pelos policiais civis e militares.
Nosso foco é a redução de crimes contra a vida em todas as regiões do Distrito Federal, mas percebemos a redução de outros delitos, como tráfico de drogas e os crimes contra o patrimônioAnderson Torres, secretário de Segurança Pública
Integração contra o crime
A ação, que ocorre desde julho de 2020, é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) e reúne ainda o Departamento de Trânsito (Detran-DF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), o DF Legal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).
“É nítida a capacidade de integração e interação dos participantes”, destacou o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres. “Nosso foco é a redução de crimes contra a vida em todas as regiões do Distrito Federal, mas percebemos a redução de outros delitos, como tráfico de drogas e os crimes contra o patrimônio”, complementou.
Como resultado, Torres citou o que aconteceu em janeiro, quando houve queda de 34% dos roubos no Distrito Federal, no comparativo com o mesmo período de 2020.
Entorpecentes, armas e álcool
Cães da PMDF e da PCDF participaram da ação, para identificação de entorpecentes e armas. “Atuamos também na repressão ao tráfico de drogas e o porte ilegal de arma, o uso dos cães contribui com o trabalho policial”, pontou o secretário de Segurança Pública.
O Detran-DF montou barreiras nas cidades e consultou a situação de 70 veículos, com apoio do DER/DF. Doze condutores foram autuados por alcoolemia, e oito veículos foram removidos ao depósito.
Bombeiros militares fizeram orientações em 27 estabelecimentos comerciais sobre a importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como saídas de emergência.
12Total de condutores de veículos autuados por consumo de álcool
O DF Legal visitou 68 estabelecimentos nas seis regiões. Cinco deles receberam notificação e outros cinco foram multados. Três foram interditados.
A Quinto Mandamento é uma operação contínua. Os locais em que a ação ocorre são definidos semanalmente a partir de análises dos locais, dias e horários em que crimes ocorrem com maior frequência. Com informações da Secretaria de Segurança Pública