Movimento Internacional de Dança (MID) abre inscrições para Residência de Dança contemporânea africana com Idio Chichava 

0

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal – FAC, mobilizará até 20 participantes 

Brasília dia 15 março 2023 Jornal Mangueiral DF 
 
Inscrições vão de 15 de março a 05 de abril de 2023 

A residência artística será conduzida pelo moçambicano Idio Chichava e acontecerá entre 17 e 28 de abril de 2023, de segunda a sexta, das 8h às 12h; e sábado, das 9h às 13h. 
Serão selecionados 20 dançarinos profissionais que receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 800,00. 
 
O projeto contribui para o enriquecimento e valorização da identidade cultural dos participantes, que serão beneficiados a partir de trocas de conhecimentos com os demais  profissionais da Dança e o coreógrafo. 
 
A dinâmica da residência exige resistência do bailarino ao trabalhar os apoios e a comunicação entre os níveis (chão, médio e salto ) como também a relação entre os corpos e o espaço. Destaque para exercícios práticos de improvisação, de composição e de performance, através de uma abordagem energética da dança tradicional moçambicana com enfoque no movimento e na presença. 
 
Conforme o próprio Idio Chichava, “regenerar de novos estímulos emocionais, exteriores e fantasias. Recorrer do desequilíbrio, de espirais, do contato de influências de danças tradicionais. Uma forma de ter consciência do espaço, presença e puxar a nossa fiscalidade ao limite”. 
  
Movimento Internacional de Dança (MID)  –  Edição Especial 22/23 
A Edição Especial 22/23 do Movimento Internacional de Dança (MID) é abrangente e reúne os mais diversos segmentos da Dança em espetáculos, ações de qualificação artística; intercâmbio nacional e internacional; atividades socioculturais, educativas, formativas e de qualificação de público. Maior e mais representativo festival de dança do Centro-Oeste, o MID põe a dança como protagonista da cena cultural do Distrito Federal e aproxima o público especializado e iniciantes da arte coreográfica. 
A oportunidade de levar experiências internacionais e principalmente da África para nossa cidade abre uma série de perspectivas e possibilidades para os dançarinos, coreógrafos e demais agentes da dança locais. 
Segundo Sergio Bacelar, realizador do Movimento Internacional de Dança – MID  “vamos oferecer aos dançarinos, bailarinos e coreógrafos Distrito Federal a vanguarda da Arte Negra que é produzida através da Dança. Idio Chichava atua em várias partes do mundo, tendo sólido vínculo na Europa e em outros continentes”. 
  
Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal – FAC, pelo Instituto Bem Cultural – IBC, tem o apoio do Centro de Dança de Brasília. 
            
INSCRIÇÃO 
            As inscrições estarão abertas de 15 de março a 05 de abril de 2023. Os selecionados  serão conhecidos até o dia 10.04.2023. 
Os interessados em participar do processo artístico-educativo mediado por Idio Chichava deverão preencher ficha de inscrição. 
Acesse a ficha de inscrição  no link: 
https://docs.google.com/forms/d/1dsdnCMTq83Uqr21hauALc6bOKSgsCuNoTht6upmd2Q0/viewform?edit_requested=true  
 

Idio Chichava –  Coreógrafo e Dançarino 
Bailarino e coreógrafo moçambicano. Na sua prática desenvolve projetos de colaboração artística multidisciplinar e criativa que visam dar a todos a oportunidade e espaço para explorar o seu próprio universo, ao mesmo tempo que convivem uns com os outros. Como Diretor Artístico da Companhia de Dança Converge+, promove intercâmbios e formação gratuita em dança em diferentes comunidades rurais, bem como apresentações nos espaços públicos de Moçambique. Idio é também o assistente artístico da Semana da Dan de Kinani Moçambique e é um dos produtores do Roots Festival Música Tradicional. 
Começou a dançar no ano de 2000, com prática tradicional. Participou de  trabalhos com renomados coreógrafos como Lia Rodrigues (Brasil), George Khumalo (África do Sul), Riina Saastamoin (Finlândia) Thomas Hauert (Suíça), Sandra Martinez (França) e Betina Hozhausen (Suíça). 
Teve contato, em Maputo, em 2001, com a Dança Contemporânea, através da brasileira Lia Rodrigues. Em 2003, em sua primeira vinda ao Brasil participou de um laboratório de criação coreográfica. De lá para cá, são várias as colaborações com o país. Atualmente reside entre Moçambique e a França. Na França, interpreta e faz assistência coreográfica das peças da Companhia Francesa Kubilai Khan Investigations desde 2005; tem ministrado aulas, oficinas de danças para todas as classes sociais. 
Em Moçambique produz o Festival Raiz multidisciplinar de arte tradicional; faz parte da produção “Plataforma internacional” de dança contemporânea e é diretor artístico da Semana Internacional de Dança & Multidisciplinar. Atua como formador e coreógrafo de várias obras e iniciativas de performance em espaços alternativos. 
  
O projeto conta com a parceria do FAC/DF.   Mais informações no site e nas redes sociais:             
  
Maiores Informações: 
WhatsApp: (61) 99605-3569 (Cris Ramesh) 
E-mail: producaomid@gmail.com 

Campanha CLDF
Campanha-CLDF