Neste último final de semana os moradores do Jardins Mangueiral se uniram em manifestação a favor da criação do Parque Mangueiral. O encontro reuniu ciclistas, grupos de moradores praticando atividade física, lideranças comunitárias, e famílias que lutam pela efetivação do Parque Mangueiral e são contra a ocupação do espaço com mais prédios e casas no bairro.
Brasília dia 09 de maio 2021 Jornal Mangueiral DF, Joel Matos.

Essa luta dos moradores com o Governo do Distrito Federal pela criação do Parque Mangueiral já tem uma história, vem desde a implantação do Setor Habitacional Mangueiral. Quando compraram seus imóveis na planta, os moradores já tomaram conhecimento da existência da área do Parque Mangueiral e de que o Jardins Mangueiral era um bairro sustentável dentro do Distrito Federal, mas o Parque não foi criado e o Governo que ocupar seu espaço com novas construções.

Desde 2015 que a comunidade do Mangueiral manifesta sua posição ao GDF a favor do Parque. Para os moradores, além do benefício para a qualidade vida, área de lazer, de convivência da comunidade do bairro Jardins Mangueiral e demais condomínios do Jardim Botânico, a área destinada ao parque, conhecida como “dente”, possui nascentes importantes, fauna e flora que precisam ser preservadas. Os moradores querem preservar este espaço para plantar mais árvores e contribuir com a preservação do meio ambiente.

Em 2015, foi embarga a construção de moradias na área do Parque, agora, em 2021, os moradores já comemoravam a aprovação da Lei Distrital nº 983/2020, apresentada pelo Deputado Distrital João Cardoso e aprovada pela Câmera Legislativa do DF, quando chegou a triste notícia do veto do governador Ibaneis Rocha, em 03.05.2021. Agora, a Lei volta à Câmera para os deputados decidirem pela manutenção ou não veto do Governador. Para derrubar o veto do governador serão necessários 13 votos dos deputados a favor da criação do Parque Mangueiral.
Equipe Jornal Mangueiral, fotos e vídeo do evento.
