As adequações e revitalizações das estruturas das unidades públicas de saúde da Região Leste estão 70% concluídas. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que as obras sejam finalizadas até dezembro. As melhorias no Hospital da Região Leste (antigo Hospital do Paranoá) e nas demais unidades de saúde estão agradando aos profissionais e à população.
“Essa melhoria era aguardada com muita expectativa, tanto pela população como por nós, profissionais. Aprimorar a estrutura era fundamental para a melhoria do atendimento. Esperamos que essas melhorias repercutam positivamente na qualidade do atendimento da população, que agora terá um espaço reconfigurado, mais amplo e com ‘mais leitos”, ressalta o técnico de enfermagem Elias Pereira.
As melhorias na Região de Saúde Leste receberam um investimento de R$ 2,8 milhões. As unidades básicas de saúde (UBS), por exemplo, estão passando por adequações para abrir novos espaços de acolhimento. Também estão sendo feitos serviços de manutenção nas instalações elétricas e hidráulicas.
Na UBS 1 de São Sebastião foram concluídos os serviços de pintura, manutenção nas instalações hidráulicas, elétricas e de esquadrias. Também foi realizada a impermeabilização do telhado da Casa de Parto, da Policlínica e do Laboratório.
As benfeitorias nas UBS 2, 5 e 8 do Paranoá e ainda as UBS 2 e 12 de São Sebastião já foram concluídas. As unidades receberam manutenções nas partes elétricas, hidráulicas, de pintura, reposição de pisos, revisão de telhados, limpeza de calhas e substituição de vasos sanitários.
Outro problema resolvido foi a colocação da estrutura para receber uma nova caixa d’água na UBS 5 de Nova Betânia, em São Sebastião. Na UBS 1 do Itapoã, foi revitalizada toda a parte de esquadrias, telhado e pintura.
Já na UBS 3 do Paranoá, que atende à população do Paranoá Parque, a farmácia foi ampliada, recebendo adequações para a dispensação de psicotrópicos. Também foi feita a cobertura da recepção da unidade de saúde, melhorando o acolhimento dos usuários da unidade.
A vendedora Sara Gonçalves, 26 anos, está grávida e é usuária frequente da UBS 3 do Paranoá. A futura mamãe demonstrou satisfação com as melhorias.
“A recepção ficou muito boa e mais aconchegante. Antes era muito apertada e as pessoas ficavam no sol ou na chuva. Agora, com a cobertura, ficou ótimo. O atendimento sempre foi bom, mas agora ficou mais confortável”, pontua Sara.
A expectativa é de que as melhorias nas unidades de saúde sejam concluídas até o fim do ano.
ASSISTÊNCIA – O Hospital da Região Leste (HRL) também vem passando por adequações, muitas já concluídas ou em fase final. Alguns espaços estão sendo ampliando para receber mais leitos e melhorar a assistência à população.
O Centro Cirúrgico está abrindo mais uma sala de atendimento, passando de quatro para cinco. A Sala Vermelha também está sendo ampliada, passando de quatro para sete leitos. E a Unidade de Traumatologia e Ortopedia vai ganhar uma sala para realização de pequenos procedimentos.
“Com o contrato de manutenção, foi possível fazer adequações nos espaços físicos do Pronto-socorro. Ampliamos o número de leitos da Sala Vermelha, que antes não comportava a demanda. Isso vai melhorar a assistência ao paciente que chega grave. Melhor estabilizado, ele tem maiores chances de sobrevivência e de alta”, ressalta a superintende da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua.
Ela destaca que o Centro Cirúrgico também está sendo ampliado, dando mais celeridade às cirurgias eletivas.
Há outras áreas do hospital que estão igualmente recebendo manutenção. A entrada da Emergência ganhará um balcão de acolhimento, promovendo maior agilidade no encaminhamento dos pacientes para a Sala de Classificação de Risco.
Os banheiros da Ala de Custódia Hospitalar, que recebe detentos do Presídio da Papuda, passarão por revitalização. O Núcleo de Material Esterilizado do hospital passou por adequações para receber novos equipamentos.
Além disso, a fachada do HRL está recebendo pintura nova e todas as calhas estão sendo impermeabilizadas para evitar vazamento de água da chuva.
A conclusão das obras do hospital está prevista para 15 de dezembro.
Nivania Ramos, da Agência Saúde