Liderança do Jardins Mangueiral no Jardim Botânico-DF, convoca várias autoridades para falar da segurança e do Parque Mangueiral

0

Depois de vários ocorridos na cidade, os moradores queriam ouvir as autoridades para dar uma solução ao problema.

Brasília dia 04 fevereiro 2022 Jornal Mangueiral DF. (Jornalista: Vera Ataídes)

A segurança pública é uma das maiores preocupações da população da cidade, pois os moradores depois de várias ocorrências, solicitam um posto de apoio para os policiais, câmeras de segurança nas vias de grande acesso da cidade e também barreiras eletrônicas, além de redutores de velocidade.

Em resposta aos moradores representados, o Primeiro Tenente Mazortti, Coordenador da rede de vizinhos Protegidos do 21º Batalhão de Polícia Militar da cidade, disse que no momento não depende do Batalhão para fazer estas melhorias. Mazortti deu várias explicações sobre a situação difícil que o Batalhão vem enfrentando com a falta de efetivo e de viaturas. Mas apesar dos problemas enfrentados pelo batalhão, ele falou que vai levar todas as demandas para a secretaria de segurança e que trará respostas. O Tenente orientou que quando os moradores tiverem algum problema, liguem na central 190, pois as informações ficarão registradas e com isso é possível saber a verdadeira necessidade da população, e assim melhorar o efetivo e colocar mais viaturas para atender a população. O primeiro -tenente ainda salientou que hoje o Batalhão cuida de duas grande cidade como São Sebastião e Jardim Botânico. Mesmo com todos poblemas ataixa de violência ainda é baixa.

Estiveram presente também os administradores do Jardim Botânico, Jânio Rodrigues e de São Sebastião, Alan Valim. Eles disseram que estão cientes da situação que está acontecendo dentro da cidade, que estão ouvindo a comunidade, fazendo a manutenção e buscando a melhoria dos problemas. Os administradores afirmaram que sempre estarão à disposição da comunidade para ouvir e buscar soluções dos problemas, e que ainda as administrações estão de portas abertas para atender a todos moradores.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

Depois da criação do parque Mangueiral pela a câmera legislativa projeto 983/2020, do deputado João Cardoso, o governo não sancionou a lei da criação do parque. O projeto voltou para a câmara, aonde o veto do governo foi derrubado por 17 votos a favor do Parque Mangueiral.

Após a derrubada do veto do Governo à criação do Parque Ecológico do Mangueiral, o Projeto de Lei de autoria do Deputado João Cardoso, passou a ser a Lei 6.995/2021- publicada na segunda página do Diário Oficial do DF, na manhã da sexta-feira de 17/12/2021. Com isso, a comunidade do Jardins Mangueiral concretiza um sonho, fruto de muita luta e de união comunitária em prol da preservação dos recursos naturais, para a promoção da educação e do turismo ambiental na região, e como os moradores já esperavam, a vira volta do governador em busca de fazer a área do parque um empreendimento com mais de 1500 moradias. Ele usou o IBRAM para inconstitucionalidade, conforme informado pela PROJU/IBRAM (78930984). A criação do parque Mangueiral, documento enviado ao ministério público pelo governo após ciência e anuência desta Superintendência quanto à manifestação da DIPUC/SUCON, por intermédio da Informação Técnica nº 2 (SEI 78399391) referente ao Ofício nº 696/2021 – GAB DEP ( SEI 76516784) que trata sobre a criação do Parque Ecológico Mangueiral, encaminhado o presente a Secretaria Executiva, solicitando gestões no sentido de dar prosseguimento à comunicação do fato à Procuradoria Geral do Distrito Federal, visando a propositura de ação direta de inconstitucionalidade, conforme informado pela PROJU/IBRAM (78930984).

Com a presença do Deputado João Cardoso, depois de ouvir os moradores, o deputado disse que vai tomar as precauções junto com a câmera legislativa e conta com os moradores para que ocupem o parque e mostrem que se construírem moradias neste local vai ter um prejuízo com a natureza, pois vai acabar com o lençol freático e as nascentes que abastecem São Sebastião e região. Além disso, outo problema é o perímetro de segurança do local que fica há 500 metros da papuda e do presídio federal.

Esteve presente também Cleia Paiva, representando o deputado Rafael Prudente, que ouviu os moradores para trazer resposta do deputado das demandas que foram passadas. Quem conduziu a reunião foi o sr Leandro Selva e o Jornal Mangueiral com Joel Matos.

Também com representantes da AAJM, da Igreja Católica com o Padre Agostinho, da prefeitura do bairro e da Amor JM, da presença do Conseg de São Sebastião Sr Wilson, representante da secretaria de saúde e com representante da associação Comercial do JB presente.

Queremos agradecer a todos envolvidos, principalmente a liderança do Jardins Mangueiral, que representa o Jardim Botânico, hoje com pessoas comprometidas com a cidade como nuca tivemos. Parabéns a todos envolvidos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui