Jovens rendem funcionário de unidade de internação em tentativa de fuga no DF

0

Jovens que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação do Recanto das Emas, em Brasília, tentaram fugir neste sábado (3), durante a abertura da porta do prédio onde ficam. Imagens mostram o momento em que eles rendem o funcionário (vídeo acima).

O servidor foi surpreendido por um dos jovens no momento em que abriu a porta. A câmera de segurança mostra que o funcionário é agarrado pelo pescoço. Em seguida, mais dois jovens aparecem. Um deles agride o agente até conseguir pegar uma chave, que ainda cai no chão.

A última imagem é dos jovens correndo, em direção à saída da unidade. De acordo com a Secretaria da Criança do Distrito Federal, responsável pelo local, o número menor de funcionários que compareceram ao trabalho facilitou o confronto.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

Segundo a secretaria, os agentes socioeducativos marcaram uma paralisação entre sábado e terça-feira (6), mas a Justiça considerou o movimento ilegal e os servidores foram orientados a comparecer ao trabalho.

O presidente do sindicato dos agentes, Walter Marques, rebate a informação. Ele afirmou que nenhum agente faltou no sábado e que eles trabalham acima da capacidade, por haver só dois agentes para cada 33 internos.

Ele contou que neste caso, foram quatro internos contra um agente. A dupla dele estava monitorando as atividades pelas câmeras de segurança. “Na quinta, teve outra tentativa de fuga na mesma unidade. Ele saiu correndo, tentou evadir, mas também conseguiram pegar. Isso mostra o grave problema da falta de efetivo.”
Em nota, a Subsecretaria do Sistema Socioeducativo informou que os quatro jovens foram contidos ainda dentro da unidade e encaminhados à delegacia. Nas imagens é possível ver que pelo menos um deles está segurando um pedaço de madeira. Outro, segundo os servidores, tinha um “estoque”, objeto pontiagudo – feito pelos próprios internos – e usado como arma improvisada.


Ainda de acordo com a Subsecretaria, a Justiça do DF concedeu liminar determinando a suspensão da paralisação dos servidores da carreira, com retorno aos postos de trabalho e execução integral das atividades regulares sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Outro caso
Na noite do mesmo dia, houve tentativa de fuga também na unidade de Santa Maria, por volta das 19h. Um servidor foi ferido por um dos jovens, durante o trancamento do módulo. Ele foi encaminhado ao hospital da região, foi atendido e liberado, sem complicações.
Segundo o sindicato, o caso ocorreu enquanto só tinha dois agentes cuidando de cerca de 23 internos. “Só tinha um rádio transmissor. Daí os internos pegaram o agente que estava com o rádio e o outro agente teve que sair correndo para ir chamar ajuda”, declarou o presidente, Walter Marques.
“Além disso, não há imagens porque as câmeras estão danificadas. O que a gente pede é rádio, segurança nas portas das unidades e maior efetivo nas unidades de internação”, continuou.

De acordo com a Secretaria da Criança, o jovem foi encaminhado à delegacia. Ministério Público e Vara da Infância foram avisados das ocorrências.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui