Inscrições para 5º FestCurtas já estão abertas

0
Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio (regular, educação profissional e EJA)



Começam nesta quinta-feira (16/5) as inscrições para o 5º Festival de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal – homenagem à professora Ghiza Pôrto. O prazo vai até 17/7. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com Secretaria de Cultura do DF (Secult), por meio da Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas – GMIP/Canal E.


Campanha CLDF


Serão selecionadas 15 produções do ensino fundamental – séries finais – (6o ao 9o ano) e 15 do ensino médio regular, educação profissional e, educação de jovens e adultos (EJA – 1º, 2º e 3º segmentos). Entre os objetivos do festival, destaca-se  a oportunidade de dar visibilidade à produção audiovisual dos estudantes da rede pública de ensino do DF  e contribuir com a formação do público em relação à linguagem cinematográfica.



Para se inscrever, o estudante precisa apenas de um celular, de uma câmera ou filmadora digital. A produção cinematográfica – ficção, documentário ou animação – deve ter até cinco minutos de duração. Não são aceitos filmes institucionais, publicitários, propaganda política partidária ou que contenham teor pornográfico, cenas explícitas de violência, apologia ao uso de drogas, consumo de cigarro ou bebidas alcoólicas. A abordagem pode ser  livre – para premiação geral – ou trabalhar o tema “a escola que temos, a escola que queremos”.



As produções audiovisuais concorrem a dez categorias. Montagem, direção, fotografia, roteiro, desenho de som, ator, atriz, abordagem do tema e melhor filme são avaliados pela comissão julgadora. Outra votação define o melhor filme pelo júri popular.



Os 30 filmes mais bem avaliados são exibidas no 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além de ficarem disponíveis nos sites oficiais das secretarias de Educação e de Cultura do DF. Os estudantes vencedores ganham troféus e participam de oficinas voltadas para a área do audiovisual, oferecidas pelo Centro Universitário IESB, o IFB e a 70 MM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui