Hospital da Criança completa sete anos

0
 Com o registro de 3 milhões de atendimentos, o Hospital da Criança de Brasília (HCB) completa, nesta sexta-feira (23), sete anos de funcionamento. A data, além de ser um marco para a saúde pública do Distrito Federal por causa da criação da unidade, também é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil.
“Neste dia, a palavra que mais ouvimos foi sonho, e este hospital, da forma que está, nesse momento, tem a característica de agregar pessoas a esse sonho. O HCB passou a ser o sonho de todo o Distrito Federal e é muito bonito ver todas as instituições e a população abraçando esse hospital”, destacou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, durante solenidade.
Totalmente pública, a unidade, gerida pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), é referência em assistência pediátrica de alta complexidade. Desde a sua inauguração, foram feitas 45,3 mil sessões de quimioterapia, beneficiando diversos pacientes do Distrito Federal e de outras unidades da Federação.
“Esse é o momento mais feliz e mais emocionante desses três anos e onze meses de governo. Foi difícil conter as lágrimas ao visitar a expansão do Hospital da Criança, ver a qualidade de atendimento expandindo para um número maior de crianças. Meu coração, nesse momento, é um mar de gratidão”, reconheceu o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
EFICIÊNCIA – A demanda do hospital é alta e contínua. Nestes sete anos de funcionamento, foram feitas 487 mil consultas, que resultaram em uma série de outros procedimentos, como os exames laboratoriais, que atingiram, no período, a marca de 1,8 milhão.
Os números da unidade revelam grande produtividade e atestam a qualidade do serviço, que é certificado pela Organização Nacional de Acreditação. O nível de satisfação dos pacientes chega a 98,2% e dos familiares atinge a marca de 97,3%.
Mãe do paciente Gabriel de Barros, de 15 anos, Francisca Coutinho, 40 anos, recebe assistência na rede desde o nascimento do filho, que é transplantado. Inicialmente, a assistência era prestada no antigo Hospital de Base e, com a criação do HCB, o atendimento do garoto migrou.
“Fomos atendidos aqui no hospital ainda no início de tudo, quando era uma casinha de madeira. Aqui, temos seres humanos incríveis e sou muito grata ao atendimento que recebemos. Estou mais que satisfeita. É outra vida”, frisou Francisca.
AMPLIAÇÃO – A capacidade de assistência do hospital foi ampliada em 2018, com a entrega das obras de um novo complexo de blocos. Os espaços estão sendo ativados, gradativamente, prezando pela segurança dos pacientes e, até o momento, 30 leitos de onco-hematologia, 30 leitos de outras especialidades e 10 de UTI estão em pleno funcionamento, beneficiando pacientes que, antes, estavam internados na pediatria do Instituto Hospital de Base.

                              Novos leitos foram abertos no Hospital da Criança de Brasília
“Agradeço a todos os que contribuíram para a realização desse sonho. Foram muitos desafios, muitas dificuldades, mas tudo valeu a pena, quando vemos, aqui, a alegria das crianças, das mães e pais, dos servidores”, complementou o governador.
Com o aumento da capacidade assistencial, o Hospital da Criança passou a ter 202 leitos, distribuídos por 22 mil metros quadrados, que também abrigam outros serviços, como salas de cirurgia, laboratório, anatomia patológica, centro de ensino e pesquisa, farmácia e vestiários.

Campanha CLDF
Fábio Magalhães, da Agência Saúde 
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF
Arte: Danielle Freire

                                         publicidade 99622 1999

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui