Hoje o Conselho de Cultura do Jardins Botânico DF se despede de um grande artista da cidade Paulo Cavalcante

0

É com uma tristeza no coração que a equipe Jornal Mangueiral vem comunicar o falecimento de um amigo, Paulo César Cavalcante dos Santos, que certamente marcou as vidas daqueles que puderam conviver com ele.  É uma notícia inesperada, a morte infelizmente surge a qualquer momento e por vezes leva as pessoas que admiramos!!! Nascido dia 05/11/1957 – Falecido dia 25/04/2022. Velório das 14hs às 16 horas do dia 26 de abril 2022, Campo da Esperança.

Brasília dia 26 de abril 2022 Jornal Mangueiral DF (Jornalista: Joel Matos)

Um pouco da estória deste Pernambucano encima dos palcos

Campanha CLDF
Campanha-CLDF
Paulo Calvalcante

Inspirado nas tradições brincantes de cultura popular, o diretor Paulo Cavalcante Santos apresenta uma narrativa repleta de riquezas no espetáculo Cancioneiros brincantes. Por meio de canções que marcam o imaginário nacional, como Asa branca, o artista promete uma viagem aos maiores encantos do universo lúdico. ;No decorrer do trabalho, percebi que é impossível mostrar toda a cultura brasileira em no máximo uma hora e meia de show;, acrescenta.


Há cinco anos, ele mergulhou nas brincadeiras tradicionais para extrair a essência da peça e construiu um espetáculo que une o popular ao erudito. ;Dei pinceladas em várias regiões brasileiras e por meio da vivência, descobri a beleza da música e do folclore; vi que a nossas histórias estão baseadas nessas manifestações;, argumenta o diretor.
Segundo ele, Cancioneiros brincantes, contempla desde os primeiros passos da chegada dos portugueses em terras brasileiras, até o reflexo desse momento histórico nos dias de hoje. ;Viajo na cultura afro e europeia e procuro ser o mais autêntico possível;, expressa. Com um toque contemporâneo, a peça apresenta performances baseadas em representações tradicionais e faz referências a elementos naturais que simbolizam o país. ;Enquanto uma dançarina vai fazer uma performance em cima da música Asa branca, outra dançarina vai se vestir de Assum Preto, um pássaro típico do nordeste;, completa.

Em cena

Paulo Calvalcante no aniversário dos 10 anos dos Jardins Mangueiral em 2021

;Eu sou músico há muitos anos e deixei o ofício para escrever e fazer outras artes;, afirma. Com mais de 40 anos de bagagem cultural, Cavalcante leva ao palco 16 artistas, entre eles oito músicos e oito atores. A experiência o fez montar um cenário único, que leva a beleza das ruas para o teatro.

;Os adereços da cultura popular são muito bonitos e de noite essa beleza ganha um charme ainda maior, vira uma beleza nobre;, argumenta. Já que a iluminação do palco proporciona um ar mais clássico, a proposta é misturar o popular ao contemporâneo. Segundo Cavalcante, o ambiente chama a atenção das pessoas e faz perceber cores e detalhes que na luzdo dia não ganham destaque. Para ele, levar o popular ao teatro faz com que a arte seja vista de um jeito diferente, mais robusto. Vai com Deus (FIM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui