Brasília dia 14 maio 2021 Jornal Mangueiral DF, Joel Matos.
O governador Ibaneis Rocha se alterou ao falar com os moradores que defendem a criação do Parque Mangueiral. Claramente contrariado com a presença de faixas que traziam as reivindicações dos moradores pela criação do Parque, pela proteção da natureza e contra novas construções no bairro, o governador afirmou que vetou a Lei de criação do Parque e que, no que depender dele, vai sim ser construído novo empreendimento na área destinada ao Parque e foi vaiado pela população.
Em sua fala, Ibaneis chegou a confundir o nome do empreendimento que pretende construir no Mangueiral com outro chamado Alto Mangueiral, que nada tem a ver com construções dentro do bairro Jardins Mangueiral.
O Parque Mangueiral é uma demanda antiga dos moradores do Jardins Mangueiral. Desde a aquisição das primeiras unidades, há 10 anos, o Parque foi prometido aos moradores como uma área de preservação da natureza, convivência e lazer que proporcionaria mais qualidade de vida aos moradores do bairro. Depois de muitas lutas, os moradores receberam o apoio do Deputado Distrital João Cardoso, autor da Lei 983/2020 de criação do Parque, a qual foi vetada pelo governador Ibaneis.
Com a implementação de outro empreendimento na área do Parque, muitas nascentes serão destruídas, a fauna e flora da região ficam prejudicadas e os moradores perdem muito em qualidade de vida, tanto por não ter uma área de convivência com a natureza, como pelo aumento da população que tornará o trânsito na região muito mais congestionado. Por isso, continuam na luta pela criação do Parque, preservação ambiental no bairro Jardins Mangueiral e contra novas construções no local. Para os moradores, o governador Ibaneis não está preocupado com a população, pois poderia utilizar outras áreas para implementação do empreendimento em vez de sufocar o que sobrou de nascentes e prejudicar a qualidade de vida dos moradores na região do Mangueiral. Essa queda de braço ainda vai longe.
Participaram do evento o secretário José Humberto. Governador Ibaneis Rocha os administradores Alan Valim (São Sebastião) e Antônio de Pádua (Jardim Botânico); os deputados distritais João Cardoso, Jorge Viana. Daniel Donizete. Rafael Prudente e Júlia Lucy e a deputada federal Celina Leão.
Vídeo e fotos da equipe do Jornal Mangueiral DF.