A implantação de uma faixa exclusiva de ônibus tem gerado grande constrangimento e insatisfação para a população do Jardins Mangueiral, Tororó e São Sebastião.
Brasília dia 16 de setembro 2025 Jornal Mangueiral DF (Joel Matos)
O Jornal Mangueiral esteve no local e conversou com moradores, que apontaram alternativas para evitar prejuízos à comunidade.
Segundo relatos, existe a possibilidade de os ônibus utilizarem a pista de acesso pelo Jardim Botânico 3, localizada ao lado da DF-463, o que reduziria o impacto direto sobre o trânsito da região.
A Administração do Jardim Botânico também reconhece a necessidade de ajustes e informou que já está em diálogo com a Secretaria de Mobilidade para buscar um acordo que não atrapalhe a vida da população.
Moradores do Jardim Botânico, por sua vez, demonstraram forte insatisfação e organizaram uma manifestação para este sábado, em frente ao comércio local, na antiga Esaf. O protesto contará com carro de som e faixas pedindo mudanças no projeto, que, segundo eles, “faz a população pagar o pato”.
A comunidade reivindica a realização de uma audiência pública, onde todos possam ser ouvidos antes de qualquer decisão definitiva. Os moradores reforçam que não aceitam que movimentos ou associações tomem decisões em nome da população sem a devida participação da comunidade, lembrando ainda dos impactos negativos já sentidos na mobilidade, no meio ambiente e até em questões de uso irregular de terras.
“Somos moradores, pagamos impostos e merecemos respeito como todos os cidadãos”, afirma Joel Matos, do Jornal Mangueiral.

