Explosão em apartamento no Jardins Mangueiral por Vazamento de gás

0

Foi neste domingo, às 23 horas, em um apartamento térreo, da Quadra 11.

Brasília dia 04 abril 2022 Jornal Mangueiral DF.

Conforme a perícia, a causa do acidente foi um vazamento de gás de cozinha.   O apartamento estava fechado e não tinha botijão de gás, o vazamento ocorreu na rede de abastecimento do prédio.  Ainda não se sabe explicar o que   provocou o vazamento causando a explosão que destruiu o apartamento. Até a janela da cozinha foi lançada para fora, a uma distância de 15 metros. Felizmente, não houve vítima pois o apartamento estava vazio.

Se você sentir cheiro de gás em casa, ATENÇÃO! Vazamento de gás é super perigoso e significa que alguma coisa está errada com o seu fogão. Se você inalar muito o gás, pode ter sérios problemas de saúde e o contato com faíscas pode resultar em uma explosão.

Os principais riscos do vazamento de gás

O Gás liquefeito de petróleo (GLP) é o mais utilizado no Brasil, chamado de “gás de cozinha” ou simplesmente “botijão de gás”. Na maioria das residências o gás é usado em botijões de 12kg, em alguns casos, onde há mais demanda, são usados botijões maiores, de 45kg e até maiores.

Geralmente, nestas situações o gás é transportado para o fogão ou forno através de mangueiras curtas especiais para este tipo de material.

Já em prédios, restaurantes, centro metropolitanos maiores e prédios residenciais, é possível que o gás chegue até o destino final através de tubos de cobre.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

Em todos estes sistemas é possível que haja um vazamento. E como todo mundo já sabe, estes são vazamentos perigosos.

CURIOSIDADE: Você sabia que gás GLP e o GN (Gás Natural) usado nos botijões não possuem cheiro? Na verdade, o cheiro de enxofre (bem parecido com ovo podre) é colocado artificialmente para alertar sobre um possível vazamento.

O risco mais óbvio de um vazamento de gás é a explosão. Quando se cria um bolsão de gás (ambiente onde o gás vazou por muito tempo), qualquer pequena faísca ou fonte de calor é capaz de criar uma explosão.

O simples acender de uma lâmpada ou o ligar de um eletrodoméstico é capaz de fazer o gás entrar em combustão.

Outro risco direto à saúde é o envenenamento. Apesar de não ser tão agressivo quando o gás carbônico ou o monóxido de carbono, o GLP também pode prejudicar o sistema respiratório após longas exposições.

Quando respirado por muito tempo, o gás de cozinha pode causar náusea, vômitos, desorientação, irritação respiratória e em casos mais graves arritmia cardíaca e falha do sistema respiratório.

A intoxicação por GLP deve ser tratada em hospitais.

Vazamento de gás: o que fazer

ABRIR TODAS AS JANELAS E PORTAS. Por ser incolor e não fazer nenhum barulho, primeiro sinal de vazamento de gás será o cheiro. A primeira coisa a se fazer, principalmente se o ambiente estava fechado por muito tempo.

O gás tem que circular e sair do ambiente, eliminando o risco de qualquer acidente ou explosão.

Lembrando que você nunca deve acender a luz, ligar eletrodomésticos ou abrir qualquer tipo de chama. O acúmulo de gás é altamente explosivo, e qualquer uma dessas ações pode ser fatal.

Após abrir as janelas e portas para deixar o ar ir embora, é preciso fechar a válvula por onde o gás está escapando. Nos botijões é a famosa “torneirinha do gás” localizado logo acima do botijão.

Em sistemas com tubulação de cobre, é preciso encontrar o registro geral da casa e desliga-lo. Se não houver registro, comunique o administrador do imóvel para que ele realize o desligamento da alimentação de gás.

Com o registro desligado e o ar circulando para eliminar o gás, o próximo passo é tentar encontrar o vazamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui