Depois de furtos ocorridos no Jardim Botânico e São Sebastião DF, a comunidade fica assustada e espera providências do Governo para melhorar a segurança da região. Em busca de respostas, o Jornal Mangueiral esteve nesta sexta-feira, dia 08 de janeiro 2021, com o comandante do 21º Batalhão de Policia Militar do DF para saber quais medidas serão tomadas neste começo de 2021 para combater a criminalidade nas cidades. Outra questão preocupante é a violência contra as mulheres que vem aumentado muito na região.
O comandante do Batalhão, TC Maciel recebeu muito bem a equipe do Jornal e informou que várias medidas estão sendo tomadas para melhorar a segurança das cidades de São Sebastião e Jardim Botânico DF, como tratativas para aumentar o efetivo de policiais na região, criação de contatos diretos entre a comunidade e o Batalhão por meio de telefones e grupo de WhatsApp, monitorado pelos policiais militares em serviço.
Falamos sobre os arrombamentos de quiosques e trailers no Jardins Mangueiral que ocorreram nesta semana e o comandante disse estar ciente da situação e que esteve com os proprietários dos estabelecimentos para tratar o assunto. Segundo ele, há policiais em uma viatura que atende os comerciantes, em dias alternados (dia sim e outro não). Além disso, um policial monitora todas as informações do comércio das cidades em tempo real, através de um grupo de WhatsApp o que facilita a ação rápida da polícia no atendimento das demandas da comunidade. Para participar do referido grupo, os comerciantes interessados podem passar no 21º Batalhão da PMDF e informar o nome do estabelecimento comercial e o telefone de contato/WhatsApp. ( 61) 9 9969 3328.
O TC Maciel relatou que a polícia tem recebido muitas reclamações sobre barulhos de som alto e consumo de bebidas na área do Parque Vivência do Jardim Botânico III. Segundo ele, além da viatura que já faz rondas constantes no bairro, o Comando vai colocar viatura para monitorar o local e fazer rondas nos quiosques do Jardins Mangueiral. Sobre as ocorrências de violência contra as mulheres, o Batalhão disponibilizará uma viatura exclusiva para atender estes casos. Ressaltou ainda que 21º Batalhão passou a atender também o bairro Café Sem Troco que pertence o Paranoá, com o mesmo efetivo.