Depois de furtos ocorridos no Jardim Botânico e São Sebastião DF, a comunidade espera mais segurança na região.

0

Depois de furtos ocorridos no Jardim Botânico e São Sebastião DF, a comunidade fica assustada e espera providências do Governo para melhorar a segurança da região. Em busca de respostas, o Jornal Mangueiral esteve nesta sexta-feira, dia 08 de janeiro 2021, com o comandante do 21º Batalhão de Policia Militar do DF para saber quais medidas serão tomadas neste começo de 2021 para combater a criminalidade nas cidades. Outra questão preocupante é a violência contra as mulheres que vem aumentado muito na região.

O comandante do Batalhão, TC Maciel recebeu muito bem a equipe do Jornal e informou que várias medidas estão sendo tomadas para melhorar a segurança das cidades de São Sebastião e Jardim Botânico DF, como tratativas para aumentar o efetivo de policiais na região, criação de contatos diretos entre a comunidade e o Batalhão por meio de telefones e grupo de WhatsApp, monitorado pelos policiais militares em serviço.

 Falamos sobre os arrombamentos de quiosques e trailers no Jardins Mangueiral que ocorreram nesta semana e o comandante disse estar ciente da situação e que esteve com os proprietários dos estabelecimentos para tratar o assunto. Segundo ele, há policiais em uma viatura que atende os comerciantes, em dias alternados (dia sim e outro não). Além disso, um policial monitora todas as informações do comércio das cidades em tempo real, através de um grupo de WhatsApp o que facilita a ação rápida da polícia no atendimento das demandas da comunidade. Para participar do referido grupo, os comerciantes interessados podem passar no 21º Batalhão da PMDF e informar o nome do estabelecimento comercial e o telefone de contato/WhatsApp. ( 61) 9 9969 3328.

O TC Maciel relatou que a polícia tem recebido muitas reclamações sobre barulhos de som alto e consumo de bebidas na área do Parque Vivência do Jardim Botânico III. Segundo ele, além da viatura que já faz rondas constantes no bairro, o Comando vai colocar viatura para monitorar o local e fazer rondas nos quiosques do Jardins Mangueiral. Sobre as ocorrências de violência contra as mulheres, o Batalhão disponibilizará uma viatura exclusiva para atender estes casos. Ressaltou ainda que 21º Batalhão passou a atender também o bairro Café Sem Troco que pertence o Paranoá, com o mesmo efetivo.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

Na oportunidade, os membros do Conselho de Segurança de São Sebastião DF, Luciene Cordeiro e Joel Matos falaram sobre a situação da segurança da cidade, que, segundo eles, tem melhorado. Luciene falou que sente falta de mais policiais nas ruas dos bairros mais carentes da cidade e está trazendo um projeto para unir mais a população e a polícia em busca de uma atuação mais efetiva de ambas as partes no combate a criminalidade. Pediu que mulheres também se unam para fortalecer o combate a violência contra as mulheres e ressaltou que está em busca da instalação de um centro de apoio para estas mulheres vítimas de violência na cidade que precisam de atenção especial. “Não podemos deixar de lutar contra a covardia que ocorre com as mulheres. Sabemos que São Sebastião é o um bom lugar para morar, mas precisamos agir para melhorar a segurança de todos os moradores e, em especial, das mulheres”.