REALIZAÇÃO (ASCULES) ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA DO JARDINS MANGUEIRAL DF.
Brasília dia 19 de maio 2025 Jornal Mangueiral DF. (JOEL MATOS)
Cidade, Estado, JARDINS MANGUEIRAL / BRASÍLIA DF.
Visão geral
Curso de Árbitro de Futebol de Campo da (Ascules) Associação Cultural e Esportiva do Jardins Mangueiral, Jardim Botânico do DF.
Primeiras regras do futebol. Aulas 0nline e Presencial.
- Introdução do futebol
- REGRA 1 – O Campo de Jogo
- REGRA 2 – A Bola
- REGRA 3 – O Número de Jogadores
- REGRA 4 – O Equipamento dos Jogadores
- REGRA 5 – O Árbitro
- REGRA 6 – O Árbitro Assistente
- O Quarto Árbitro
- REGRA 7 – A Duração da Partida
- REGRA 8 – O Início e o Reinício
- REGRA 8 – O Início e o Reinício
- REGRA 8 – O início e o Reinício
- REGRA 9 – Bola em Jogo e Fora de Jogo
- REGRA 10 – O Gol
- REGRA 11 – O Impedimento
- REGRA 12 – Faltas e Incorreções
- REGRA 13 – Os Tiros Livres
- REGRA 14 – O Tiro Penal
- Tiros do Ponto Penal
- REGRA 15 – O Arremesso Lateral
- REGRA 16 – O Tiro de Meta
- REGRA 17 – Tiro de Canto
- Posicionamento do Árbitro
- Sinais do Árbitro
- Linguagem Corporal e Verbal
- Uso do apito
- Sinais dos Árbitros Assistentes
- Posicionamento dos Assistentes
Objetivos
- Histórico da Escola de Arbitragem do futebol Brasiliairo
- O processo de criação da Escola de Árbitros iniciou – se na década de 40, quando os professores Leopoldo Santana e o jornalista Flávio Iazzetti ministravam cursos para árbitros de futebol sem regularidade e de acordo com o número de interessados ou das necessidades do próprio futebol paulista.
- Em 1946, ano seguinte ao término da II Guerra Mundial, a FIFA começava a reestruturar a entidade para o reinício das disputas do Campeonato Mundial, interrompido durante o período da guerra. O Brasil, nesse pós – guerra, dava os primeiros sinais de apoio á FIFA para a realização do Mundial de 1950. Vários países procurados para promovê-lo se recusavam a acreditar no evento, especialmente por razões econômicas.
Especificações
Na hipótese prevista no inciso I do § 1o, a instituição de ensino deverá, observados o inciso I do art. 24 da Lei no 9.394, de 1996, e as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio, ampliar a carga horária total do curso, a fim de assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades estabelecidas para a formação geral e as condições de preparação para o exercício de profissões técnicas.
Digite seu texto aqui
O Futebol Suíço como é conhecido na região central do Estado do Paraná, foi motivado em especial pelos praticantes de Futebol de Campo que a partir do final dos anos 70 já não conseguiam mais atletas suficientes para a prática do Futebol de Campo e também muitos praticantes foram envelhecendo e o tamanho do campo de Futebol já não era mais atrativo. Então surgiram muitos campos de Futebol Suíço e consequentemente o aumento da prática desta modalidade na região. Na região, a cidade de Ivaiporã por exemplo tem inúmeros campos de Futebol Suíço e um campeonato que não está na sua Edição 46ª, sendo o evento regional desta modalidade mais antigo. São inúmeros campeonatos e torneios que acontecem nas cidades da região todos os anos e com isso uma logística foi se criando, hoje muitas pessoas ganham na parte financeira para organizar os eventos e outros para atuar na árbitro dos jogos. Comecei a minha prática no Futebol de Salão e depois fui para o Futebol de Campo, conheci o Futebol Suíço depois e percebia que a ausência de uma regra definida era motivo de confusões e todos queriam ter razão.
Entrevista sobre o curso da acules de árbitro de futebol,
Marcos
Tudo sobre o curso,
Inscrição tem poucas vagas!! ainda,
https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/FMfcgzQbfCBXGKlLxtLWMMKxFQfsTxnC
Tudo sobre o curso de Árbitro de Futebol de Campo da (Ascules) Associação Cultural e Esportiva do Jardins Mangueiral, Jardim Botânico do DF.
Início dia 29 a 31 de maio 2025.
Que terá 50h, sendo dois dias online das 19 às 21h, e um dia presencial que será dia 31 das 8h às 12h. no campo de futebol do CT Mangueiral Futebol Clube. no Jardins Mangueiral que fica entre a quadra 09/11 no Parque Mangueiral.
O valor do curso será de (R$ 300, à vista), (o de 3 vezes de R$ 115, no Cartão de Crédito).
Ainda terá direito a uma camisa oficial de Árbitro no final do Curso e Certificado.
Mais informação 61 99622 1999 – E-mail – asculesacejm@gmail.com



