Batalhão Rural Leste lançou, nesta quarta-feira (12), o Programa Guardião Rural na região que engloba Lago Oeste, Pipiripau, Taquara, Tabatinga e PAD-DF

0

PMDF lança programa de vigilância na maior área rural do DF

O 2º Batalhão Rural Leste lançou, nesta quarta-feira (12), o Programa Guardião Rural na região que engloba Lago Oeste, Pipiripau, Taquara, Tabatinga e PAD-DF. A extensão atendida corresponde a mais da metade da área do Distrito Federal e tem cerca de cem mil moradores no campo.

O programa de vigilância ajuda a polícia a levar segurança a áreas acessadas por estrada de terra, sem sinal de celular e sem iluminação. Já são mais de duzentas propriedades rurais atendidas.

De acordo com o terceiro-sargento Kléber Figueiredo, a comunicação mais ágil com os moradores de chácaras e fazendas aumenta a eficiência do patrulhamento. “O projeto é inovador e veio para melhorar a segurança dos produtores rurais”, destaca.

A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), na área rural do Paranoá.

A propriedade que aderir ao Guardião Rural recebe uma placa de identificação e os moradores, funcionários, equipamentos e implementos agrícolas são cadastrados no sistema da Polícia Militar. Os proprietários são incluídos em grupos exclusivos de Whatsapp monitorados pelos policiais militares.

O capitão Rafael Cunha salienta que apenas propriedades rurais podem aderir ao programa. “Condomínios e outros estabelecimentos em áreas rurais não atendem os requisitos para participar”, explica. “O programa é voltado para atender os produtores rurais”.

O diretor-presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, demonstrou otimismo com a chegada do Guardião Rural na região que é a maior produtora de grãos do Distrito Federal. “É uma relação de confiança que a gente tem que brigar por isso”, frisa. “A Polícia Militar é nossa parceira e está sempre presente”.

O agricultor Sandronei Bossa, que mora há 35 anos na região, também ficou confiante com a chegada do sistema de vigilância em sua propriedade. “A gente é atendido prontamente quando a gente precisa”, relata.

O deputado distrital Roosevelt Vilela também prestigiou a solenidade e se comprometeu a destinar recursos para reforçar o Programa Guardião Rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui