A Casa Civil encaminhou o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) para aprovação na Câmara Legislativa DF, (CLDF). Não aceita mais participação popular

0

O projeto deve ser votado no início de dezembro deste ano 2025.

Brasília dia 11 de agosto 2025 Jornal Mangueiral DF.

Em 31 de julho, o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou o texto, com 32 votos a favor e uma abstenção, concluindo as etapas preparatórias para análise do Plano pelo Legislativo

Na data, conselheiros estudaram a redação e fizeram seis recomendações de ajuste, que foram incorporadas ao anteprojeto antes de ser encaminhado à Casa Civil.

Em 5 de agosto, quando deputados retornaram do recesso parlamentar, o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), informou que o PDOT tramitará nas Comissões para a análise dos distritais e formulação de emendas.

Wellington também anunciou que a aprovação pelo Plenário da Casa vai ocorrer no início de dezembro.

Descrito na Lei Orgânica, o PDOT é um documento que define onde estão e quais são as diretrizes e estratégias aplicadas às zonas urbanas e rurais do Distrito Federal, às áreas ambientalmente sensíveis e quais locais podem ser destinados à moradia ou à indústria na capital.

O PDOT atualmente vigente na capital é de 2009. Ele deveria ter sido revisado anos depois, mas a atualização foi adiada por causa da pandemia de Covid. (Fonte Metropolis)

O projeto deve ser votado no início de dezembro deste ano 2025.