Ouvidos e olhos atentos. Celulares a postos para registrar imagens e captar melodias. Foi assim que pacientes e servidores ficaram durante a apresentação da harpa e flauta das musicistas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, na manhã desta sexta-feira (15). O evento faz parte do projeto Concertos da Saúde, parceria entre as secretarias de Saúde e Cultura, que está em sua segunda edição neste ano.
Acompanhando o pai internado na UPA há quatro dias, Valdi Barros de Lira Filho conta que ficou arrepiado já nas primeiras músicas. “É um alívio para a alma, principalmente para quem está doente”, disse ele, completando que já trabalhou como vigilante no Teatro Nacional e desde então já gostava do som da Orquestra.
Até quem estava deitado nas macas fez um esforço para assistir à apresentação. “Ela me pediu pra ir sentar lá perto para ver. A gente nunca tinha visto estes instrumentos e uma apresentação bonita assim de perto”, disse Maria Deusa, que acompanhava a irmã, Maria Luisa Almeida.
No repertório, músicas brasileiras como Fascinação, gravada por Elis Regina, e outras que marcaram filmes da Disney, como a Bela e a Fera. Cerca de 15 pessoas, entre funcionários, pacientes e acompanhantes, assistiram a apresentação de perto.
O projeto Concertos da Saúde teve início no ano passado e passou por 15 hospitais da rede. Em 2019, a prioridade será UPAs e as unidades básicas de saúde (UBSs).
Alline Martins, da Agência Saúde