Ontem, dia 10 de maio de 2017, na calada da noite, a Câmara Legislativa do DF (CLDF), encabeçada pela Secretaria de Fazenda do GDF, tentou aprovar um projeto de lei que autorizava o desvio de recursos do FAC pra outras pastas e que acabava com o acúmulo anual de recursos do FAC (se sobram 10 milhões no FAC de algum ano, esses recursos vão para o FAC do ano seguinte, por exemplo).
Foram apresentados índices de execução muito baixos dos projetos do FAC. A Secretaria de Fazenda só esqueceu de falar que que os índices são baixos porque a própria Secretaria não libera os recursos. Só do FAC ainda de 2015, por exemplo, a Fazenda ainda deve R$ 6 milhões. Pagamentos são retidos e artistas e produtores executam projetos do bolso, tomando empréstimos e calotes.
O pior é que o destino dos recursos que sobrassem do FAC, que ficam retidos pela Fazenda, voltariam para o Tesouro do GDF. É esse tipo de recurso sobressalente que é partilhado no final de ano pela CLDF em esquemas como o do golpe das ambulâncias, que resultou na Operação Drácon.
Uma movimentação liderada pelo dep. Claudio Abrantes impediu a aprovação do projeto.
Agora, precisamos de todos. Segunda-feira, haverá uma reunião dos líderes da CLDF pela manhã para discutir o assunto. Pela tarde, a pauta vai ao plenário. PRECISAMOS DE TODOS, SEGUNDA-FEIRA (15/05/17), ÀS 14h, NA CLDF, NO EIXO MONUMENTAL, AO LADO DO TJDFT, PARA IMPEDIR ESSA APROVAÇÃO. ESSE DINHEIRO É NOSSO, NÃO DA CORRUPÇÃO!!!