GDF instala mais de 1.100 novas lixeiras
Primeira fase da ação prevê a colocação de 5.650 papeleiras, com um investimento de R$ 2,5 milhões. No total, serão 21 mil unidades em todo o DF
Discretas e práticas, elas já começam a fazer parte do mobiliário urbano do DF. Desde novembro, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) instala novas lixeiras em diversos pontos do DF. Até o momento, 1.130 unidades já foram colocadas em locais de grande movimentação de pessoas. No total, a companhia pretende instalar 21 mil papeleiras (nome técnico do equipamento) nas 33 regiões administrativas.
EPTG já conta com novas papeleiras para o descarte correto do lixo | Foto: Joel Rodrigues
A primeira fase do projeto prevê a instalação de 5.650 lixeiras até fevereiro e recebe um investimento de R$ 2,5 milhões por parte do GDF.
O cronograma é dividido entre as empresas Sustentare, Valor Ambiental e Suma Brasil, que possuem contratos de limpeza no DF.
Neste sábado (5), 21 novas papeleiras foram colocadas próximas a pontos de ônibus, passarelas e pontos de encontro comunitário (PECs) na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), no bairro Lúcio Costa e no Guará.
A instalação é rápida, sendo executada em poucos minutos. A parte superior da papeleira, por onde o lixo é descartado, é presa a duas fitas de aço, que seguram a estrutura em um poste, por exemplo. Cada fita possui uma presilha, que é fechada com um martelo. Após essa etapa, basta forrar a parte inferior da lixeira com um saco plástico adequado para armazenar os materiais descartados e prendê-la no encaixe.
As novas papeleiras são feitas de plástico, pintadas na cor cinza, possuem o logotipo do SLU e são fixadas em postes, presas com uma alça metálica, ou em paredes
Ana Lídia Almeida, 48 anos, moradora do Lúcio Costa, presenciou a instalação de uma das papeleiras em uma parada de ônibus na EPTG e aprovou a medida. “Achei muito bacana, ponto positivo pro governo. Acho que as pessoas têm que ser mais conscientes, não jogar lixo no chão, e ter um equipamento novo vai ajudar nisso”, afirma a profissional autônoma.
Cada papeleira tem 74,5 cm de altura, 42,5 cm de largura e 32 cm de profundidade, com abertura de 31 cm x 9,5 cm para descarte de objetos pequenos
Uma satisfação que não se resume somente à população, principal beneficiada com os novos equipamentos. “É uma grande responsabilidade ser o órgão de limpeza pública da capital do país. A população do Distrito Federal aguardava a instalação dessas lixeiras há anos, então o nosso sentimento é de satisfação e de dever cumprido por trazer esse benefício para a nossa cidade”, resume o diretor-presidente do SLU, Jair Tannús.
As novas papeleiras são feitas de plástico, pintadas na cor cinza, possuem o logotipo do SLU e são fixadas em postes, presas com uma alça metálica, ou em paredes. Cada uma possui 74,5 cm de altura, 42,5 cm de largura e 32 cm de profundidade, com uma abertura de 31 cm x 9,5 cm para o descarte de objetos de pequeno porte, apresentando capacidade volumétrica de cerca de 50 litros.