Passageiros de transporte por aplicativos têm muita “dor de cabeça” com cobranças de Tarifa Dinâmica.

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Passageiros de transporte por aplicativos
têm muita “dor de cabeça” com cobranças de Tarifa Dinâmica.

O
preço dinâmico é a aplicação da famosa lei de oferta e procura pelas empresas
de transporte por APP. Quando
a demanda por carros está muito alta, sobem as tarifas automaticamente. O
problema é que a informação sobre o multiplicador da tarifa dinâmica nem sempre
fica clara na interface do aplicativo, o que se torna uma verdadeira dor de
cabeça para o usuário quando chega a fatura do Cartão de Crédito com os altos
valores cobrados.
O Jornal
Mangueiral conversou com alguns usuários de transporte por aplicativo que
tiveram problemas com cobrança de valores inesperados pelo serviço. Alguns
passageiros relataram que tiveram aborrecimentos e prejuízo financeiro,
principalmente na noite da vidada de Ano Novo. Samanta, moradora do Cruzeiro,
relatou que pediu um carro para ir do Pontão Sul para o Cruzeiro e o valor que
aparecia no App era  R$ 29,00 e quando
chegou no  seu destino (Cruzeiro) estava constando
o valor de R$ 400,00. “Eu nem dei muita atenção, mas quando visualizei a mensagem
do Cartão de Crédito eu me senti lesada. Entrei em contato com a empresa Uber e
até hoje não tive retorno”.

Campanha CLDF
Campanha-CLDF

Arthur,
morador da Asa Norte, relata que passou por momentos de susto também porque
solicitou transporte por aplicativo e quando o veículo chegou ele observou que
o motorista que estava carro não era o condutor cadastrado e informado ao
passageiro. “Este tipo de situação vem acontecendo e não só uma vez pois já tive
outras experiências do tipo, por isso deixo a dica para que os usuários fiquem
espertos para não entrar em uma ´furada`”
  
O JM
contatou a Uber para obter informações sobre o assunto e a empresa esclareceu que
o principal motivo da diferença de valores entre a tarifa normal e a dinâmica é
que, quando a demanda por carros está muito alta, as tarifas sobem
automaticamente para que sempre haja motoristas disponíveis: quem estiver
disposto a pagar mais, consegue um veículo na hora; quem não estiver, espera
até o preço baixar. Ou seja, quando há falta de carro no local da chamada é
necessário encaminhar veículo de outro lugar para atender a demanda gerando a tarifa
dinâmica.

Além
desses aborrecimentos com altos preços da tarifa dinâmica, os passageiros de
transporte por Aplicativos ainda enfrentam outras transtornos. Nesta primeira
semana de janeiro um motorista Uber tentou cobrar valor maior que o registrado
no App de passageiros estrangeiros na Rodoviária de Taguatinga DF.  O motorista Uber cobrou R$ 100,00 por uma
corrida que custou R$ 70,00 no App, numa clara tentativa de levar vantagem
enganando os passageiros.  Conforme
imagens de vídeo gravado por populares, os passageiros pediram ajuda a alguns
taxistas que estavam próximos ao local do ocorrido. Pediram para que eles
conversassem com o Uber para entregar o troco de R$ 30,00 devido a eles. Na
ocasião, os taxistas exigiram que motorista Uber devolvesse o valor devido ao
passageiro. Diante da situação, o motorista resolveu devolver ou dinheiro para
os passageiros. (vídeo abaixo)



Embora
já exista Lei que regulamenta o transporte de passageiros por Aplicativos, as
empresas não se adequaram às exigências e muitos motoristas continuam atuando
sem compromisso com as regras, desrespeitando os usuários do serviço. A Lei 5.691
de agosto de 2016 e Decreto de 07 de junho de 2017, determina que até o dia
01/01/2018 todas as empresas que atuam no transporte por aplicativo apresentem
documentação para cadastro junto aos órgãos competentes referentes à empresa e
motoristas, no entanto nenhuma empresa ainda atendeu a exigência. Desse modo, os
motoristas de transporte por aplicativos não seguem a Lei e não têm regras e estão
lesando os usuários do serviço colocando sua vida em risco. Enquanto isso
acontece, este Governo sem rumo parece fazer “vista grossa” para o problema,
não cobra o cumprimento da Lei pelas empresas e nem fiscaliza o serviço.

Falamos
com Sindicato dos taxistas, Sinpetaxi-DF, sobre a situação dessas empresas de
transporte de passageiros por aplicativos que continuam atuando em concorrência
desleal com a categoria de taxistas e seu presidente disse que vem cobrando do Governo
uma posição sobre o assunto. O Sinpetaxi  cobra que o Governo exija o cumprimento da Lei
por parte das empresas de transporte por App, assim como faz com a categoria de
taxistas, profissão regulamentada,  e assim
possa garantir segurança para os passageiros. 

  

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