Ao todo, 3 assaltantes morreram e 5 pessoas ficaram feridas no assalto no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, realizado na manhã de 5ª feira (17).
O alvo dos criminosos era 1 contêiner com malotes de dinheiro. Eles entraram no Terminal de Cargas de Viracopos com 2 caminhonetes semelhantes a veículos da Aeronáutica. Os veículos tiveram os pneus perfurados, mas mesmo assim os bandidos conseguiram chegar ao pátio do terminal.
Houve troca de tiros e 3 vigilantes de uma empresa de segurança acabaram feridos. Um deles foi baleado na perna e outro na orelha. Durante a fuga, a quadrilha incendiou 3 caminhões perto dos acessos ao aeroporto.
Os malotes roubados no aeroporto foram encontrados pela polícia em 1 caminhão de lixo que também foi usado na fuga. A polícia apreendeu armas no veículo, entre elas 2 metralhadoras (uma .30 e outra .50) com calibre capaz de derrubar aeronaves.
Mãe e bebê foram feitos reféns
Os criminosos renderam policiais e fugiram com o carro deles. Em uma determinada rua, eles entraram em 2 casas. Numa delas 2 assaltantes morreram durante a troca de tiros com a polícia. Em outra residência, 1 bandido fez mãe e 1 bebê de 10 meses reféns. A negociação com a polícia levou mais de 2 horas.
A mulher foi atingida por 1 estilhaço de projétil quando o criminoso que a fazia de refém foi morto por 1 atirador de elite da PM. Ela foi levada para o hospital com os outros feridos no episódio.
Durante a assalto, o aeroporto foi fechado para pousos e decolagens, das 10h às 10h20. Segundo a administradora do aeroporto, mesmo não tendo ocorrido nenhuma ação no Terminal de Passageiros, foi preciso passar os passageiros que estavam embarcando por nova inspeção de Raio X por questões de segurança.
A transportadora de valores Brink’s, que sofreu o assalto, informou que está colaborando com as autoridades competentes para apuração do ocorrido, mas não informou o estado de saúde dos seguranças baleados.