UBS de Águas Claras faz mobilização sobre saúde masculina

0
96

Desde o início do mês de novembro as equipes da Unidade Básica de Saúde Nº. 1 de Águas Claras vêm conversando com os pacientes sobre os cuidados e tratamentos da saúde do homem. São rodas de conversas acerca dos fatores de risco, exames para acompanhamento de pacientes que tenham sintomas, além da promoção da saúde com hábitos saudáveis. A unidade também prepara um Dia “D” para o atendimento do público masculino.

“No dia 28, a clínica vai abrir só para os homens, com testes rápidos, cuidados com a saúde oral para verificar se não há câncer de boca, entre outras ações, assim como foi realizado no Outubro Rosa, para as mulheres. Será um dia voltado aos cuidados de todas as patologias para os homens que vierem buscar ajuda”, adianta a gerente do local, Núbia Passos.

A gestora frisa que nas rodas de conversa há um trabalho para desmistificar o exame preventivo e explica que nem todos precisam fazer o toque retal ou o PSA – exame de sangue que identifica a quantidade de antígeno prostático específico.

O paciente com mais de 50 anos e que tenha fatores de risco ou antecedentes familiares de diagnóstico de câncer de próstata, ao chegar à unidade, é encaminhado para consulta médica, situação em que o profissional solicita-lhe exames de sangue e o encaminha ao urologista, se necessário.

GRUPO HIPERDIA – Na UBS 1 de Águas Claras todas as equipes de Saúde da Família têm os grupos de doenças crônicas, chamados de Hiperdia. Os pacientes vão à unidade para participar das atividades de seus grupos, conforme o dia de cada um. As palestras e orientações acontecem de acordo com a demanda identificada pelos profissionais de cada grupo. No mês de novembro o tema é câncer de próstata.

Existem alguns sintomas que servem de alerta para a possibilidade de um câncer de próstata que devem ser investigados:

Nictúria (vontade de fazer xixi no período noturno);

Estrangúria (emissão lenta e dolorosa da urina);

Jato urinário fraco;

Dispareunia (dor na relação sexual);

Hematúria (sangue na urina);

Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui