Após cobrança da comunidade por equipamentos públicos em audiência pública no Jardins Mangueiral, GDF e ADM de São Sebastião apresentam soluções.

2
1222

Depois da audiência pública realizada em 19 de setembro 2019, com representantes do Governo do Distrito Federal, síndicos e lideranças, onde foi debatido sobre a criação da uma nova RA do Jardins Mangueiral e cobrado do GDF soluções para a falta de equipamentos público no bairro, o GDF reagiu rapidamente e já apresentou projetos com prazos para construção de escolas, atendimento de saúde e mais policiamento no Jardins Mangueiral. Por meio de representantes de suas Secretarias o Governo reuniu-se nesta último sabado, dia 28/09/2019, com síndicos e associações do Jardins Mangueiral para apresentar as soluções para demandas da comunidade.


Na área de saúde o Governo confirmou que vai trazer uma Unidade Móvel de Saúde, com um médico e dois auxiliares de enfermagem para atender a todos os moradores do bairro.

O posto será instalado na área pública, ao lado da AAJM, em frente à QC 14. Segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento começará no final do mês de outubro. Este espaço ficará funcionando até que a unidade fixa fique pronta. A Unidade de Saúde definitiva que a comunidade tanto espera será construído e entregue no prazo de dezoito meses e será instalada em frente à QC 05.


Já na área de educação, os representantes do Governo, arquitetos Tiago Reges e Mariana Cartavo apresentaram o novo projeto para a construção de três escolas e também afirmaram que o prazo para entrega da obra é de dezoito meses. Na ocasião, o Jornal Mangueiral perguntou se o projeto não era muito grande para o espaço escolhido para construção da obra. Os técnicos afirmaram a Secretaria de Educação que este novo projeto foi feito conforme cada espaço designado para cada construção das escolas. Foi ressaltado também que os moradores dos Jardins Mangueiral já tinham passado por várias promessas não cumpridas de governos passados, o que causou muita frustração e indignação na população. A esse respeito o secretário, Paulo Vitor disse que este é um novo governo que honra seus compromissos e vai trazer estas escolas para o bairro no prazo determinado.


Na oportunidade, a síndica da Quadra 09 pediu para aumentar o número de ônibus escolar para São Sebastião e que isso traria mais segurança para os pais dos alunos e o secretário informou que irá verificar a possibilidade de aumentar a frota de ônibus para o Jardins Mangueiral.


Sobre mobilidade, a representante da Secretaria de Mobilidade, Jaqueline Abrantes informou que a Secretaria irá fazer pesquisa da demanda da região para instalação de mais paradas de ônibus na DF 456, ao do Jardins Mangueiral e disponibilizar novas linhas de ônibus ligando o bairro à Asa Norte e Asa Sul, via W3 Sul e Norte, passando pelas L2 Sul e Norte. Isso facilitará muito o acesso dos moradores à essas regiões, pois atualmente só existe uma linha de ônibus que liga o bairro à Rodoviária do Plano Piloto. Essas novas linhas serão bem-vindas, principalmente para os moradores que trabalham ou estudam na Asa Sul e Asa Norte.


Sobre a área de segurança, representantes da Polícia Militar do DF presentes na reunião esclareceram ainda este ano o 21º Batalhão de Polícia Militar de São Sebastião voltará para São Sebastião. Informou também que o policiamento do Jardins Mangueiral passou de 01 viatura para 04 viaturas, mesmo com um efetivo menor o Comando conseguiu aumentar o serviço. Na ocasião, o síndico da QC 14 agradeceu pelo trabalho da PMDF e falou que os condomínios estão de portas abertas para apoiar a ação da polícia dentro do condomínio para trazer mais segurança dentro das Quadras também.


O representante da ACAP, Tiago Arcoverde, falou sobre a construção das garagens das torres do JM que foi aprovado na mudança da MDE do bairro só para casas e áreas de lazer como churrasqueiras. Ele também falou que o Governo, junto com a Administração de São Sebastião está em reunião com a CAP para autorizar a construção de garagens para as torres. Mais uma vitória para os moradores das torres que hoje têm que deixar seus carros sob sol e chuva e sem poder fazer nada, com projeto pronto para construção de garagens sendo barrado pela MDE.


Diante de tantas propostas, projetos e esclarecimentos, a reunião foi muito produtiva e deixou os presentes muito satisfeitos. Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral, moradores, representantes do Governo (Secretaria de Saúde, Educação, Mobilidade), administrador de São Sebastião, Alan Valim, secretário de Relações Institucionais do Governo, Vitor Paulo, representantes da SEDUH/ ACAP e representantes do 21º Batalhão de Polícia Militar de São Sebastião/DF. Estiveram presentes também a Associação dos síndicos/ Prefeitura do Jardins Mangueiral, CONSEG São Sebastião, Associações Comercial ACEJM e ACJM e o Jornal Mangueiral com seu representante, Joel Matos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite afinal de conta o jardins Mangueiral pertence à qual RA ? Que pelo que estou sabendo hoje é do jardim botânico e agora é de qual R.A ? Obrigado

    • Ola boa tarde o Jardins mangueiral sempre foi de são Sebastião nuca foi do jardim Botânico ok e esta em processo para ser uma nova RA. A nova cidade sustentável do DF.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui